Por motivos de segurança, relacionados com o vento forte e o estado do mar, a Câmara Municipal do Porto decidiu cortar ao trânsito a Rua Coronel Raul Peres, na Foz. Esta artéria junta-se assim à vizinha Avenida Dom Carlos I que já estava encerrada no troço compreendido entre Coronel Raul Peres e a Rua D. Luís Filipe desde as 21h00 de quarta-feira, pelas mesmas razões.

Na Coronel Raul Peres a reabertura será feita “mal haja desagravamento das condições meteorológicas”, de acordo com a autarquia. Até lá, o trânsito vai circular com o desvio que foi implementado naquela zona quando se encontrava em obras. Já o encerramento da Dom Carlos I deve manter-se pelo menos até ao final do dia de sexta-feira.

A Proteção Civil Municipal prevê para esta quinta e sexta-feira um forte aumento da agitação marítima, vento forte e chuva.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a partir da manhã desta quinta-feira, ao nível da agitação marítima, as ondas podem atingir os quatro a cinco metros, aumentando durante a tarde para ondas com sete a oito metros. As alturas máximas das ondas podem atingir 12 a 14 metros.

Assim, a Proteção Civil Municipal apela à população para que respeite os perímetros de segurança, bem como os eventuais cortes de trânsito que se revelem necessários. É também por isso desaconselhada a circulação e permanência junto à zona costeira, nas zonas ribeirinhas e da Foz, mais expostas à agitação marítima.

A Proteção Civil apela ainda para que não se pratique qualquer atividade relacionada com o mar.