No índice de transparência municipal, revelado esta quarta-feira, Valongo arrecadou o oitavo lugar. O dia ideal para apresentar o novo portal do município:  uma das principais novidades é a disponibilização online de 100% dos serviços autárquicos.

Em declarações ao JPN, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, mostrou-se muito feliz com o resultado: “Em 2014 estávamos abaixo do 50º lugar e hoje somos os mais transparentes do Grande Porto. Agora só queremos parar no 1º lugar.” 

A nova plataforma permite o licenciamento de projetos urbanísticos, a emissão de licenças de ruído ou o pedido de subsídio de transporte escolar. “Nesta nova plataforma mais apelativa, acessível e amiga do utilizador, qualquer cidadão ou empresa tem acesso aos serviços municipais à distância de um simples clique, podendo acompanhar em qualquer momento e local o estado dos seus processos, poupando tempo e dinheiro”, refere o autarca.

José Manuel Ribeiro acredita que a Câmara Municipal de Valongo está a contribuir “para uma cidadania mais ativa e plena, o que representa também uma significativa melhoria na qualidade de vida dos nossos munícipes”.

O novo portal do Município de Valongo é “um espelho da transparência e democracia pela qual sempre lutamos”, afirmou o presidente da Câmara de Valongo. Uma das informações que o portal oferece aos munícipes é o custo de todas as atividades promovidas pela autarquia, através do separador “Saiba quanto custou”.

Com uma pontuação de 96,29 em 100 possíveis, o concelho de Valongo subiu mais seis posições, e consolidou assim a posição de liderança que já tinha atingido em 2015, ano em que registou uma subida de 110 lugares no ranking nacional da Transparência e Integridade – Associação Cívica (TIAC).

Texto editado por Rita Neves Costa