O FC Porto acionou, esta quinta-feira, a cláusula de compra de Óliver Torres ao Atlético de Madrid, no valor de 20 milhões de euros.

O contrato de empréstimo do jovem jogador espanhol contemplava a obrigatoriedade de exercer a opção de compra. O FC Porto podia fazê-lo até ao final do período de empréstimo – dezembro de 2017 – mas decidiu avançar já.

Em comunicado enviado pelo clube azul e branco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os dragões informaram que “na sequência do comunicado feito no dia 25 de agosto de 2016”, exerceram “a opção de compra para a aquisição dos direitos desportivos do atleta Óliver, pelo montante de 20.000.000€ (vinte milhões de euros), ao Club Atlético de Madrid”.

O contrato do jogador, informou ainda o clube, vai ser definido após o término do período de empréstimo.

Com 22 anos, Óliver Torres transforma-se assim numa das contratações mais caras do futebol português.

“É uma demonstração de força”

José Fernando Rio considera que “esta opção da SAD é uma demonstração de força”. Para o comentador do Porto Canal, “Óliver é uma peça fundamental no meio-campo do FC Porto porque é um jogador que é forte na posse de bola, que oferece linhas de passe aos seus colegas (não se escondendo do jogo), porque tem visão de jogo e é um dos melhores a virar o jogo de flanco”, declarou ao JPN.

José Rio realça, porém, que o atleta”tem que melhorar no remate e no último passe. Mas para isso talvez tenha que jogar mais adiantado e neste momento a equipa necessita dele um pouco mais atrás”, reflete.

O médio de 22 está na segunda passagem pelo clube português emprestado pelos espanhóis do Atlético de Madrid. Chegou em 2014, voltou a Madrid e regressou esta época.

Na primeira época na Invicta, fez sete golos em 40 jogos. Esta época leva já 27 jogos realizados e fez abanar as redes adversárias por duas ocasiões.

Óliver deixa de pertencer aos colchoneros e passa a ser “dragão” a 100%. A duração do novo contrato será conhecida no final do período do empréstimo, a 31 de dezembro de 2017.