Depois das vitórias de 2012 e 2014, a cidade do Porto volta a ser eleita melhor destino do continente europeu, anunciou esta sexta-feira a European Best Destination.

O Porto foi a cidade mais votada em 85 países, mas foi em território nacional que a votação superou os 89%. A campanha “Vote Porto” utilizou ao longo do mês de janeiro várias personalidades locais para apelar ao voto na cidade.

Mas a vitória não foi decidida apenas pelos portugueses. De acordo com informação avançada pelo portal da câmara, o Porto contou com 58% de votos internacionais. “Nunca a escolha da cidade vencedora foi tão unânime entre viajantes de todo o mundo”, escreveu a European Best Destination no seu site.

O Porto ultrapassou 19 cidades candidatas, entre elas Paris, Londres e Berlim. Em segundo lugar, ficou Milão e, em terceiro, a cidade polaca de Gdansk. A votação contou com mais de 138 mil votos. O concurso foi desenvolvido pela European Best Destination, organização que, em parceria com a Comissão Europeia, promove o turismo no continente.

“Somos os maiores!”

Em reação à noticia, o presidente da Câmara Municipal do Porto falou aos jornalistas nos Paços do Concelho. Realça que o Porto “com apenas 200 mil habitantes consegue, nesta matéria, ter um reconhecimento superior a Milão, que é a capital da moda”.

“Às vezes cá dentro é discutido se devemos ter turistas ou não, se estamos a fazer bem ou não, o que é facto é que aqueles que nos visitam de países tão estranhos como a África do Sul… Na África do Sul, a cidade mais votada foi o Porto. Isto quer dizer alguma coisa da imagem que o Porto tem internacionalmente”, sublinhou ainda o responsável que rematou as declarações com regozijo: “Somos os maiores!”, declarou.

Artigo editado por Filipa Silva