O encontro entre os responsáveis da área da Defesa dos dois países — Portugal e Brasil — teve como objetivos principais estabelecer mecanismos que ampliem possibilidades de negócios, mostrar permanente contacto e, sobretudo, reforçar a parceria estratégica no setor da Defesa. Tal cooperação já é visível através do avião KC-390, o maior avião de carga da Embraer (empresa brasileira fabricante de aviões).

No entanto, o local escolhido pelos dois representantes para a visita conjunta, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEIIA) não foi por acaso. Mais de metade do KC-390 foi desenvolvido neste local. Trata-se de um avião brasileiro que foi desenvolvido em Portugal e que, por isso, conta com tecnologia portuguesa. Recorde-se que o avião foi o maior projeto aeronáutico alguma vez realizado em Portugal e que o preço base de cada avião ronda os 50 milhões de euros.

Durante a visita, o ministro da Defesa português falou à imprensa sobre os aviões KC-390, sobre a visita ao espaço que ainda não conhecia e sobre a importância da relação entre Portugal e Brasil. Já o secretário de Estado brasileiro, reforçou a importância de haver relação entre as duas indústrias de defesa.

Possibilidade de compra dos aviões KC-390

A possibilidade de Portugal poder vir a comprar aviões KC-390 é uma realidade. Em declarações à imprensa, Azeredo Lopes falou sobre o assunto. “Como o primeiro-ministro disse por ocasião da vinda, pela primeira vez fora do Brasil de um KC ao continente europeu, essa decisão irá ser tomada em breve e será, espero eu, anunciada em breve. Ainda não é esse o momento, mas será anunciada em breve”, afirmou. Refira-se que as aeronaves pesadas a jato seriam colocadas ao serviço da força aérea e fundamentais para o combate a incêndios florestais, transportes de cargas e pessoas e para o uso por parte de tropas para-quedistas.

O ministro da Defesa nacional falou também sobre a visita ao espaço. Referiu que nunca tinha visitado o local, por isso, teve algumas surpresas, nomeadamente, a “existência de novos contratos, novas oportunidades que significam saltos sucessivos de qualidade, prestígio e alargamento de horizontes quer do ponto de vista de clientes, quer de oportunidades para a engenharia aeronáutica portuguesa”.

De resto, Azeredo Lopes também falou sobre a importância das relações bilaterais de defesa que existem entre Portugal e Brasil, referindo que o papel de Portugal é “aproximar, promover a relação entre todos aqueles que diretamente estão relacionados com o conceito de indústria de defesa do duplo uso militar e civil”.

Cooperação entre Portugal e Brasil

Já o secretário de Estado brasileiro, Flávio Basílio, em declarações à imprensa, referiu que nenhum país tem mercado sozinho para trabalhar com tecnologias tão complexas. Para além disso, o economista também falou da importância da cooperação entre os dois países, explicando que o trabalho conjunto entre os dois países gera benefícios tanto para Portugal como para o Brasil.

Sobre a visita ao CEIIA, o representante da Defesa brasileira revelou que é motivo de enorme satisfação. “Fico muito feliz de estar aqui e de ver que, realmente, essa parceria entre Brasil e Portugal tem dado frutos e, principalmente, gerado benefícios para os dois pólos”, afirmou Flávio Basílio.

O Ministro da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, interrompeu a visita a Portugal, devido à onda de violência no estado do Espírito Santo causada pela greve da polícia militar brasileira — cujo desfecho ainda não se verificou.

Texto editado por Rita Neves Costa