Joaquim Jorge, fundador do CdP (Clube dos Pensadores) convida Júlio Machado Vaz, professor universitário, sexólogo e psiquiatra para debater o tema do envelhecimento e do sexo. “Trata-se de um tema que interessa a uma população que inegavelmente está a envelhecer”, acrescenta ainda que “como diretor de uma escola, sinto que cada vez há menos alunos, pelo que o envelhecimento da população é um dos fatores demográficos que merece ser discutido”.

Segundo o fundador e também biólogo, existe a ideia de que as pessoas ao envelhecer perdem o direito a ter vivências sexuais. “Predomina uma mentalidade de que só os jovens se podem divertir e ter uma vida sexual ativa”, afirma Joaquim Jorge ao JPN.

O tema foi escolhido por Júlio Machado Vaz, que vai tentar explicar que é possível na terceira idade haver uma vida sexual com qualidade. Sugere ainda um conceito de “quarta idade”: “Há uma ideia generalizada de que existe a terceira idade, no entanto, sou apologista de que existe também uma quarta idade, pois cada vez há mais pessoas que chegam a idades posteriores aos 90”.

Os assuntos abordados no CdP são predominantemente sobre temas políticos, no entanto, existem outros temas que são levados a debate. “Sou impulsionador de muitos debates, a título de exemplo, recentemente convidei Sobrinho Simões que falou sobre a «nova Medicina», em que foram discutidos assuntos relacionados com a longevidade de vida das pessoas”.

Ao JPN, Joaquim Jorge anuncia que no próximo dia 9 de Março, o CdP vai receber um debate em que vai estar presente Tiago Monteiro, ex-piloto de Fórmula 1. Nesse mesmo mês (27), vai ser celebrado o 11º aniversário do clube. Para marcar a data, o fundador pretende convidar um deputado de cada partido político (ao todo seis).

A vivência da sexualidade nos mais velhos vai ser assunto de destaque, com vista a esclarecer as dúvidas dos participantes da tertúlia. É esta segunda-feira (13), pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Vila Nova de Gaia. que se vai dar início ao debate. A entrada é livre.

Texto editado por Rita Neves Costa