Incentivar o uso de fontes de energia renováveis, promover o uso eficiente de recursos materiais e energéticos e contribuir para a educação e sensibilização ambiental, não só dos espectadores, mas também dos patrocinadores e munícipios. Estes são os objetivos do programa “Sê-lo Verde”, apresentado esta segunda-feira, pelo Ministério do Ambiente, no Hard Rock Café, em Lisboa.

“Numa altura em que os festivais de música atraem mais de 2 milhões de espetadores por ano, estes eventos têm de se diferenciar para se manterem uma referência”, justifica o ministério em nota de imprensa.

O programa teve em conta a pegada de um “festivaleiro” de acordo com dados da associação de organizadores de festivais do Reino Unido. Aplicando ao caso português, a iniciativa concluiu que, nos festivais de música em Portugal, “a água consumida seria suficiente para encher quatro piscinas olímpicas, o combustível gasto permitiria 5.500 viagens de autocarro entre Lisboa e o Porto, os resíduos produzidos encheriam 200 camiões de lixo e as emissões de dióxido de carbono equivaleriam às de 850 viagens de avião entre Lisboa e o Porto”.

O programa pretende “incentivar a evolução do perfil ambiental dos festivais” ao reduzir, por exemplo, a quantidade de resíduos e efluentes gerados ou repensar a mobilidade dos espectadores até aos festivais.

Há 500 mil euros, suportados pelo Fundo Ambiental 2017, que serão repartidos por um conjunto de propostas, num máximo de quatro medidas selecionadas por candidatura e 20 mil euros por medida. As propostas relativas a recursos, energia e efluentes vão ser cofinanciadas em 60%, enquanto que as medidas de educação ambiental receberão 40%.

As candidaturas

Os beneficiários do programa têm de ser festivais de média dimensão – 5 mil a 25 mil espectadores por dia – ou de grande dimensão – mais de 25 mil espectadores por dia. Outra das condições é que o evento se realize até 30 de setembro de 2017 e tenha duração superior a um dia.

As candidaturas podem feitas através do portal do Fundo Ambiente a partir do dia 20 de fevereiro. As promotoras vão ter até dia 31 de março para submeter as candidaturas, que vão ser avaliadas até 30 de abril.

O programa “Sê-lo Verde” contempla ainda a atribuição de um prémio que distingue a medida mais emblemática. Essa medida vai ser selecionada por um júri presidido por Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero.

O programa foi apresentado esta segunda-feira, às 09h30, pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. O JPN tentou contactar promotores de festivais de música mas não foi possível obter uma resposta em tempo útil.

Artigo editado por Filipa Silva