O ministro da Educação apresentou, esta terça-feira, o Orçamento Participativo das Escolas. Objetivo: "os estudantes entenderem o poder que têm nas escolas".

O projeto do Orçamento Participativo das Escolas (OPE) foi apresentado, esta terça-feira, na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, em Valadares, Vila Nova de Gaia. Tiago Brandão Rodrigues, definiu a medida como um “instrumento” para os estudantes “entenderem o poder que têm nas escolas”.

O ministro da Educação entende que “com processos destes, os alunos conhecem melhor os processos democráticos”, aumentando a “auto-estima, o entrosamento e a discussão nas escolas”.

O Ministério da Educação vai distribuir por todos os estabelecimentos de ensino público com 3.º ciclo e secundário uma verba a partir de 500 euros. O valor pode ser superior dependendo do números de alunos dentro da faixa etária regulamentada em cada estabelecimento de ensino.

Os alunos vão poder entrar em campanha, junto dos colegas, apresentando o que gostariam de mudar ou implementar na escola, tentando convencê-los a votar numa das propostas no dia 24 de março, Dia do Estudante.  Tiago Brandão Rodrigues apela à “consciência financeira” dos alunos para “um orçamento que está balizado”, já que toda e qualquer proposta “tem que ser exequível”

Quanto à escolha do estabelecimento para a realização deste evento, Tiago Brandão Rodrigues explicou que a escola gaiense é “um parceiro importante”, salientando os trabalhos que têm sido realizados com a mesma e com o município de Gaia.

A sessão  iniciou com uma breve explicação do programa com a apresentação de um pequeno vídeo promocional. Seguiram-se a apresentação das ideias de cada grupo de alunos do 7º ao 12º ano letivo da escola gaiense. Foram diversas propostas para melhorar a escola a vários níveis em áreas como a astronomia, o desporto, a música e questões práticas relacionadas com as infraestruturas do estabelecimento. Uma orquestra para todos os estilos de música, um workshop de tarefas domésticas e uma sala de convívio ecológica são alguns exemplo.

Artigo editado por Filipa Silva