Os coreógrafos Laurence Yadi e Nicolas Cantillon da Companhia 7273  estão em Portugal numa parceria com a Companhia Instável. O espectáculo estará em cena na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, no Teatro Rivoli, no Porto e em Lisboa, no edifício sede da Caixa Geral de Depósitos, nos dias 24 e 25 de Fevereiro.

O ditado popular, “La nuit tous les chats sont gris” (“À noite todos os gatos são pardos” em português), é a inspiração que antevê uma das particularidades do espectáculo: a escuridão. Os dançarinos desenham movimentos coreográficos com uma fraca presença de luz.

A coreografia é interpretada por quatro dançarinos em palco a partir da figura simbólica do círculo e do movimento FuittFuitt. Esse movimento é uma criação dos dois coreógrafos e é inspirado no Médio Oriente. Em entrevista ao JPN, Laurence Yadi e Nicolas Cantillon afirmam que através do movimento FuittFuitt “conseguem ver a personalidade de cada dançarino”.

Ambos foram convidados para ficar em residência artística durante sete semanas e a criarem uma nova peça para a Companhia Instável.

Quem compra o bilhete para o espectáculo “La nuit tous les chats sont gris” fica convidado a participar gratuitamente num workshop e num aquecimento com os coreógrafos. Laurence e Nicolas coordenam workshops na Suíça e no estrangeiro e já ganharam vários prémios, incluindo o Prémio Suíço de Dança e Coreografia e o Prémio da Fundação Dr.Liechti.

A “Instável” é uma estrutura financiada pelo governo português — Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes — , cujos objetivos se centram no desenvolvimento da dança contemporânea.

Artigo editado por Rita Neves Costa