O FC Porto recebeu e venceu (4-0), esta sexta-feira, no Dragão, o “lanterna vermelha” do campeonato, o Tondela.

Na abertura da 22ª jornada, num Estádio do Dragão bem composto, os “dragões” foram claramente superiores criando, e desperdiçando, um vasto leque de oportunidades de golo.

Quanto à turma de Viseu, conseguiu jogar de olhos nos olhos durante um período da primeira parte mas acabou por fraquejar depois da expulsão de um dos seus elementos quando decorria ainda a primeira parte.

Gerir sem perder o poder de fogo

Nuno Espírito Santo fez algumas alterações no onze portista, pensando, também, no encontro de quarta-feira, frente à Juventus, para a Liga dos Campeões. Danilo ficou de fora dos convocados, Óliver e Brahimi ficaram no banco. Entraram para o onze Rúben Neves, André André e Otávio, regressado à competição depois de uma lesão.

Mesmo com estas alterações, o FC Porto não deixou de querer dominar e pressionar e logo aos 4 minutos, Soares, de cabeça, proporcionou a defesa da noite a Cláudio Ramos.

Aos 18 minutos surge o primeiro de muitos lances polémicos. André André cai na área do Tondela mas o árbitro mandou jogar. O FC Porto estava melhor mas o Tondela conseguia ter bola e avançar no campo. Mérito da equipa de Pêpa que aos 22 minutos obrigou Casillas a uma boa defesa após um livre lateral.

O Tondela pressionou bastante mas também usou uma agressividade, excessiva por vezes, que o árbitro foi tentando controlar. Aos 26′ Otávio falhou um golo na cara do guarda-redes e aos 38′ Heliardo rematou para uma boa intervenção de Casillas. Foi a melhor oportunidade do Tondela na partida.

Antes do intervalo, começou o protagonismo de Luís Ferreira. Aos 42′ assinalou grande penalidade a castigar um braço do central visitante que derrubou Soares. André Silva converteu e voltou aos golos. Mesmo antes do descanso, Osório viu o segundo amarelo e foi expulso por travar Soares. Nas imagens fica, contudo, a ideia de que se trata de um choque entre os dois jogadores, pelo que a expulsão parece exagerada.

Domínio claro com direito a bomba

O Tondela fica reduzido a dez elementos para toda a segunda parte e o FC Porto aproveitou para aumentar a sua superioridade na partida. Os visitantes acabaram por não conseguir criar uma única oportunidade de golo. Aliás, dificilmente conseguiram sair do seu meio campo.

Com apenas um minuto de jogo, Soares, isolado por André Silva, acabou por rematar para fora muito perto do poste. No minuto a seguir, numa jogada idêntica, André André isolou Corona com um passe fantástico. O mexicano tocou a bola com muita força para André Silva e este não conseguiu fazer golo. Em dois minutos o FC Porto falha duas oportunidades claras.

Rúben Neves foi mais esclarecido e não precisou de chegar muito perto da baliza. Aos 54′, a meio do meio campo tondelense, o médio portista disse “aqui vai disto” e disferiu uma bomba para a baliza de Cláudio Ramos, fazendo lembrar o pontapé de Guarín há uns anos frente ao Marítimo. Aos 55′ foi a vez de Otávio, de baliza praticamente aberta, encostar mas para fora.

Aos 63′, Soares picou o ponto e fez o quarto golo com a camisola dos “dragões”, com um belo remate em jeito. Com uma vantagem de três golos, o FC Porto foi gerindo o resultado, não deixando o adversário jogar e Nuno aproveitou para fazer descansar Soares e Maxi, dando minutos a Layún que também esteve lesionado.

Já no período de descontos, numa bonita jogada coletiva, Óliver amorteceu para André Silva e este para Diogo Jota que fuzilou Cláudio Ramos para fechar a contagem no Dragão.

Vitória justa do FC Porto num jogo que teve duas caras, separadas pela expulsão de Osório. Os “dragões” subiram provisoriamente à liderança do campeonato e ficam à espera do que vai fazer o Benfica, no domingo, em Braga, uma deslocação difícil apesar do momento de forma menos positivo dos minhotos.

“Estamos onde queremos estar. Somos líderes”

No final da partida, Nuno Espírito Santo mostrou-se satisfeito com a vitória e a exibição portista: “Vencemos com toda a justiça, pelo que produzimos em campo. Podíamos ter marcado mais, tivemos oportunidades claras”.  O técnico respondeu, ainda, a Pêpa: “Surreal é falhar tantos golos de baliza aberta”.

Questionado sobre as mexidas na equipa, Nuno referiu que “houve um onze preparado para jogar, o importante era o jogo de hoje, todos sabem que têm de estar preparados para quando a oportunidade surge”.

Quanto ao jogo do Benfica, Nuno desvalorizou: “O mais importante agora é o nosso próximo jogo. Quanto melhor treinarmos, melhor vamos jogar. O Benfica tem uma deslocação difícil. Vamos ver o que acontece. O nosso foco agora é a Juventus.”

“Foi como ir para uma guerra e tiraram-nos as armas”

Pêpa criticou fortemente a arbitragem da partida, apelidando-a de “surreal”. O técnico visitante  salientou a boa resposta da sua equipa na primeira parte: “Enquanto estivemos onze para onze fomos competentes. Não arriscámos em demasia. Estávamos a ser ousados, e bem. Depois (…) foi como ir para uma guerra e tiraram-nos as armas”.

Pêpa não deixou ,contudo, de dar os parabéns ao adversário que reconheceu que foi superior: “Na segunda parte, o Porto teve domínio territorial e sofremos muito. Parabéns ao FC Porto, criou um resultado volumoso”.

Ficha de Jogo

Competição: Liga Nos (22ª Jornada)
Estádio: Dragão
Golos: André Silva (44′); Rúben Neves (54′); Soares (63′) e Diogo Jota (92′)
Cartões Amarelos: Kaká (2′); Rúben Neves (23′); Marcano (25′); Felipe (31) e Osório (43′ e 46′)
Cartões Vermelhos: Osório (45′ + 1)

Equipa de Arbitragem
Árbitro:
Luís Ferreira
Árbitros Assistentes: Luís Cabral e Inácio Pereira
Quarto Árbitro: João Matos

FC Porto
Onze inicial: 
Casillas; Maxi Pereira; Felipe; Marcano; Alex Telles; Rúben Neves (Capitão); André André; Jesús; Corona, Otávio, André Silva e Tiquinho Soares
Suplentes utilizados: Óliver e Diogo Jota (64′) ; Layún (69′)
Treinador: Nuno Espírito Santo

Tondela
Onze inicial: 
Cláudio Ramos; Jaílson, Osorio, Kaká (Capitão) e Ruca; Hélder Tavares, Claude Gonçalves e Pedro Nuno; Miguel Cardoso, Murillo e Heliardo.
Suplentes utilizados: Rafael Amorim (46′); Batista (69′) e Fernando Ferreira (74′)
Treinador: Pêpa

Artigo editado por Filipa Silva