Este sábado, o Boavista FC foi a Santa Maria da Feira derrotar, por um golo sem resposta, o Feirense.

O jogo contou com uma primeira parte sem grandes oportunidades. Já na segunda parte, o CD Feirense, durante os primeiros quinze minutos, conseguiu ser a equipa mais pressionante. No entanto, um golo dos axadrezados acabou por aniquilar uns forasteiros que vinham a crescer de rendimento.

Para a história ficou um Boavista que foi melhor no conjunto das duas partes e um golo de Bulos, na sua estreia a titular. Com esta vitória os axadrezados somam 29 pontos e sobem, provisoriamente, ao oitavo lugar (o Vitória de Setúbal pode, no entanto, ultrapassar o Boavista FC este domingo).

Cautelas defensivas e poucos riscos

Do lado do Boavista, foram feitas duas alterações em relação ao último jogo frente ao Braga, que acabou em empate. Na defesa, o castigado Philipe Sampaio deu lugar a Carlos Santos. No ataque, por opção técnica, André Schembri foi relegado para o banco de suplentes, enquanto Bulos fez a sua estreia a titular.

Do lado do Feirense, apenas foi feita uma alteração em relação ao último jogo. O castigado Ícaro deu a vaga a Flávio.

O Boavista já não vencia há três jogos, embora pontuasse há cinco partidas consecutivas na qualidade de visitante. O Feirense, por sua vez, chegou ao jogo com uma série de cinco jogos consecutivos sem qualquer derrota, perfazendo o melhor registo da época.

Foi uma primeira parte muito pobre a que se viveu em Santa Maria da Feira. Duas equipas muito táticas e com muitas cautelas defensivas tornaram os primeiros 45 minutos da partida muito parcos em lances de perigo. Foram contantes os passes em profundidade e as bolas longas, de parte a parte.

Ainda assim, pode dizer-se que o Boavista teve mais iniciativa de jogo, conseguindo mais remates e mais tempo instalado no meio-campo adversário.

Aos 41 minutos ocorre o lance mais perigoso de toda a primeira parte. Canto batido por Fábio Espinho para a cabeça de Bulos, com o avançado a cabecear, em boa posição, para uma grande defesa do guarda-redes Vaná.

Golo que justifica estreia

O intervalo permitiu que as equipas descansassem, mas também que regressassem ao jogo com muito mais vontade na busca pela vitória.

A equipa da casa, apesar das dificuldades em explorar os flancos, apresentava-se em melhor nível no início da segunda parte, com mais posse de bola e maior poder ofensivo. Prova disso foi o minuto 57, em que Fabinho colocou os boavisteiros em sentido. Rematou forte de fora da área e obrigou o guarda-redes Vagner a defender para canto.

No entanto, aos 63’ e contra a corrente do jogo, Iuri Medeiros, com um ótimo passe, lançou Bulos nas costas da defesa. Por sua vez, o avançado, com uma receção perfeita, rematou dentro da área e fez o primeiro golo da partida, na sua estreia a titular.

A partir do momento do golo, os axadrezados ganharam outra confiança. Aos 67 minutos, Iuri Medeiros é protagonista de outro ataque da formação axadrezada. Anderson recupera a bola e assiste o jovem emprestado pelo Sporting, mas este rematou cruzado, na área, para as mãos de Vaná.

O Feirense não desistiu e voltou à carga para tentar impedir a primeira derrota caseira de Nuno Manta. Etebo, aos 89’, através de um livre, fez um remate que saiu ligeiramente por cima da barra, originando o lance mais perigoso da equipa dos Azuis da Feira. Apesar das investidas, sobretudo nos últimos minutos, a solidez defensiva do Boavista não permitiu que o resultado se alterasse.

No entanto, nem tudo foi bom para a equipa do Porto. No tempo de descontos, Idris tem uma entrada dura sobre Luís Machado e acaba por ver o segundo amarelo. O médio fica assim de fora para o dérbi da próxima semana que irá opor a equipa axadrezada ao FC Porto.

Com este jogo, o Boavista situa-se agora no oitavo lugar, mas à condição – o Vitória de Setúbal, que tem os mesmos 29 pontos, joga este domingo contra o Paços de Ferreira. Os axadrezados começam, assim, a criar condições para sonhar com a Europa.

“Vamos conseguir coisas bonitas”

Miguel Leal, durante a conferência de imprensa, considerou que a sua equipa foi claramente superior ao adversário. “Foi um jogo de muita batalha, mas nós marcámos, ganhámos e convencemos. Eu acho que fomos claramente superiores, tivemos muito mais oportunidades e fizemos o que sabíamos que tínhamos de fazer para ganhar este jogo”, declarou aos jornalistas.

Questionado sobre o dérbi da próxima semana na cidade Invicta, Leal respondeu: “Nós temos por norma de encarar todos os jogos com a mesma responsabilidade, independentemente do adversário. Nós queremos sempre ganhar, e eu digo sempre aos meus jogadores – e não é pecado dizê-lo – que jogamos sempre para ganhar, mas se não pudermos ganhar, empatamos.”

De resto, o treinador do Boavista FC terminou a conferência de imprensa dando motivos para os adeptos sonharem: “Acima de tudo, estou confiante de que vamos conseguir coisas bonitas e volto a dizer: a pantera está acordada.”

“Faltou-nos alguma intensidade”

Nuno Manta Santos reconheceu valor ao Boavista: “Foi um jogo extremamente tático, contra um adversário que tem muito valor e que é uma equipa muito pragmática a jogar fora de casa.”

Com esta derrota o treinador do CD Feirense não deixou de apontar os erros à sua própria equipa. “Faltou-nos alguma intensidade e agressividade ofensiva em alguns momentos. Vamos retificar isso porque no próximo domingo temos mais uma final para disputar.”

Ficha de jogo
Competição: Liga NOS 2016/2017 (22º jornada)
Estádio: Marcolino de Castro
Assistência: 2.767 espectadores
Golos: Iván Bulos (63’)
Cartões Amarelos: Idris Mandiang (34’), Vítor Bruno (77’), Carlos Santos (77’), Renato Santos (83’), Vagner (89’)
Cartões Vermelhos: Idris Mandiang (90’)

Equipa de Arbitragem
Árbitro: Hélder Malheiro
Árbitros Assistentes: Rui Cidade e Pedro Miguel Ribeiro
Quarto Árbitro: Rui Costa

Boavista FC
Onze inicial: Vágner; Edu Machado, Lucas, Carlos Santos e Talocha; Idris e Anderson Carvalho; Iuri Medeiros, Fábio Espinho e Renato Santos; Bulos
Suplentes utilizados: M. Meira, David Mbala, Rochinha, Carraça, Henrique, Mesquita e Schembri
Treinador: Miguel Leal

CD Feirense
Onze inicial: Vaná; Barge, Ícaro, Rocha e Vítor Bruno; Dias, Cris Santo e Luís Aurélio; Fabinho, Karamanos e Luís Machado
Suplentes utilizados: Peçanha, Babanco, Jean Sony, Paulo Monteiro, Tchuameni, Hugo Seco e Etebo.
Treinador: Nuno Manta

Artigo editado por Filipa Silva