A Universidade do Porto (UP) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) foram duas das 15 instituições de ensino superior portuguesas cuja candidatura ao Projeto U-Bike Portugal foi aprovada. As 220 bicicletas elétricas e 45 convencionais vão ser disponibilizadas, no caso da UP, através de uma candidatura online que vai ser aberta durante o mês de maio, pelo Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP). A iniciativa tem como objectivo estimular o uso de bicicletas entre os jovens universitários.

Em declarações ao JPN, o presidente do CDUP, Bruno Almeida, avança que “o uso das bicicletas não tem qualquer custo, à excepção do seguro contra roubo, entre outros, que ainda está a ser negociado com a seguradora”. O presidente explica ainda que “as bicicletas não estarão apenas disponíveis para os estudantes, mas para todos os membros da comunidade académica, o que inclui funcionários e investigadores” e que “a única exigência é que o utilizador faça uma média de dez quilómetros diários”.

Segundo Bruno Almeida, “os contratos entre utilizadores e o projeto para uso das bicicletas vão ter a duração de seis a 12 meses, sendo que é exigido que se apresente a bicicleta periodicamente para uma manutenção e avaliação de rotina”. O presidente adiantou ainda que “vão haver três pontos onde se pode fazer essa inspecção, na Boa Hora, no Estádio Universitário e junto do Pavilhão Luís Falcão, no Polo Universitário”.

As metas do projeto, até ao ano de 2018, passam por mais de 2.400 quilómetros percorridos em bicicleta, que levarão a uma poupança de energia estimada de 166,34 toneladas equivalentes de petróleo e numa redução das emissões de dióxido de carbono de 505 toneladas equivalentes de CO2. Segundo o presidente do CDUP, que fala numa “mudança de hábitos de mobilidade”, o objetivo do projeto passa por “fazer com que as pessoas usem menos os carros e os autocarros, diminuindo a poluição” e deixa claro que “é na quantidade da redução da emissão de gases poluentes que se vai medir o sucesso do projeto no final”.

A proposta de regulamento já foi lançada esta terça-feira e decorre agora o período de 30 dias em que está aberta à discussão pública e às sugestões de alteração. Em maio, vão ser lançadas as candidaturas.

O projecto é financiado por fundos europeus, nomeadamente pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

Os termos de aceitação do Projeto-Ubike Portugal já tinham sido assinados em setembro do ano passado, em Vila Real, em virtude da Semana Europeia da Mobilidade, tal como o JPN noticiou.

Para além da UP e do IPP, as restantes instituições cuja candidatura foi aprovada são as universidades de Aveiro, Beira Interior, Évora, Minho, Nova de Lisboa, Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e Instituto Superior Técnico, e ainda os politécnicos de Beja, Bragança, Cávado e Ave, Leiria e Viana do Castelo.

Em Portugal, vão ser compradas 3.234 bicicletas, sendo que 2.096 serão elétricas e 1.138 convencionais, num investimento total superior a 6 milhões de euros.

Artigo editado por Rita Neves Costa