“Empreende Já” é o concurso criado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), que pretende beneficiar 315 jovens com uma bolsa mensal de 700 euros durante seis meses e, numa segunda fase, um apoio de 10 mil euros para desenvolverem uma ideia de negócio. Os candidatos não podem estar a estudar ou a trabalhar e têm que ter entre 18 e 29 anos.

O programa quer apoiar o desenvolvimento de projetos que tenham como objetivo a constituição de empresas ou de entidades de economia social. Através dos apoios financeiros e da aposta na formação dos jovens, pretende-se aumentar as possibilidades de emprego dos candidatos e criar postos de trabalho por e para jovens.

António Pedro Pombo, da Direção Regional do Norte do IPDJ, afirma que o número de interessados está “constantemente a crescer”. Na manhã desta sexta-feira, estavam registados 662 jovens no programa, o dobro do dia anterior. Destes, 34 têm a candidatura formalizada, o que faz com que a região norte apresente o nível mais elevado de candidaturas do país – quase metade do total nacional.

O “Empreende Já” inclui uma primeira fase de apoio ao desenvolvimento dos projetos, na qual os jovens receberão uma bolsa durante seis meses e formação centrada no desenvolvimento de competências. Na segunda fase, os candidatos empreendedores com as melhores propostas podem beneficiar de 10 mil euros, por projeto, destinado ao arranque de empresas e dos respetivos postos de trabalho. Este segundo apoio financeiro implica o compromisso de manter a entidade em atividade durante dois anos.

Hugo Carvalho, do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), mostra-se satisfeito pelo programa “finalmente se ter concretizado”. Em declarações ao JPN, o presidente do CNJ diz que não há uma “solução mágica” que passe pelo empreendedorismo mas acredita que o programa “vai dar muitas oportunidades a muitos jovens de criarem os seus próprios negócios e de adquirirem competências para entrarem noutra fase da vida”.

Os candidatos têm de se registar através da Plataforma do IPDJ e apresentar a documentação necessária, que inclui um comprovativo de habilitações e de inscrição no Centro de Emprego. As propostas são apresentadas individualmente ou em equipas com um máximo de três elementos e só podem ser submetidas até ao dia 6 de março. O número de candidaturas disponíveis pode ser acompanhado aqui.

O projeto é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, com apoio financeiro do Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego da União Europeia.

Segundo os dados do INE referentes ao ano de 2016, a taxa de jovens entre os 15 e os 34 anos que vivem em Portugal sem estudar nem trabalhar é de 13,2%, o que corresponde a um universo que ronda as 300 mil pessoas.

Artigo editado por Filipa Silva