A peça de teatro “10aTeia” foi apresentada pelos alunos da Escola Secundária do Cerco, no passado sábado, no Mosteiro de São Bento da Vitória. O evento é o culminar de três meses de experimentação de novos métodos de ensino, no seguimento do convite da Fundação Calouste Gulbenkian, para o projeto 10×10.

Em palco, a arte romana inspirou figuras acrobáticas, com a disciplina de história a aliar-se à educação física.

A iniciativa da Fundação ocorre desde 2012 e visa desafiar artistas, professores e alunos do 10º ano de diferentes escolas do país a encontrar novas estratégias educativas interdisciplinares.

Depois de um período de experimentação numa residência artística, em julho de 2016, professores e artistas levaram até às escolas novos estilos de aprendizagem.

No mesmo projeto, estiveram envolvidas também turmas de estabelecimentos de ensino de Lisboa, Guimarães, Vila Franca de Xira, Oeiras, Quarteira, Amadora e Abrantes.