Começou em escolas e passa agora para a televisão. O projeto “Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender” começou com o objetivo de aumentar a literacia nutricional e alimentar de famílias com baixo nível socioeconómico. Este sábado, a partir das 12h00, chega à RTP1.

O projeto resulta da cooperação entre várias faculdades da Universidade do Porto (Letras, Ciências da Nutrição e da Alimentação, Engenharia), e das parcerias com a RTP e a União das Misericórdias Portuguesas. É financiado pelo Programa EEA Grants, mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu, e conta com o envolvimento da Universidade de Oslo.

Numa primeira fase, o grupo de trabalho realizou atividades em escolas por todo o país ao nível do ensino pré-escolar. Para isso, recorreu à rede das Misericórdias, no sentido de “tentar ligar instituições que estão no terreno com plataformas digitais e os media tradicionais”, explica José Azevedo, coordenador do projeto.

Com a intenção de sensibilizar crianças entre os três e os cinco anos de idade, bem como as suas famílias, o desafio continuou em casa. O projeto da Universidade do Porto criou uma plataforma online em que cerca de 1500 famílias de Misericórdias de todo o território responderam a desafios.

É intenção “utilizar plataformas, comunicação digital e novas formas de chegar a públicos que habitualmente não têm acesso ou que não consultam informação, de alguma forma inovar na abordagem comunicacional com base tecnológica, promovendo a literacia nutricional”, explica José Azevedo ao JPN.

Nutriciência na TV

Um dos desafios da plataforma online consistiu em cozinhar em família, empratar, fotografar e submeter as receitas. As mais de 700 receitas foram avaliadas pela equipa de nutrição do projeto.

Foram selecionadas 30 – 25 pratos e cinco sopas -, que, pela criatividade e qualidade ao nível nutricional, vão agora ser confecionadas num programa de televisão que vai ser emitido todos os sábados ao meio-dia na RTP1. Cada episódio pretende mostrar como confecionar os pratos e dar conhecer uma curiosidade nutricional sobre um ingrediente ou característica em particular.

“No fundo, é juntar os novos media, os media tradicionais e o terreno, o face-a-face, e é essa dinâmica que o nosso projeto traz de inovador”, explica José Azevedo. O professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto refere que o projeto junta as atividades quotidianas, cria “uma camada de conhecimento e um conjunto de informação que [aumenta] a nossa racionalidade na escolha alimentar” e permite uma dinâmica diferente através da visualização e partilha de informação. É “transformar um conhecimento que está difuso num conhecimento mais estruturado “, acrescenta.

“Não é preciso só dar de comer às pessoas, é preciso alimentá-las em condições”

A conduzir o programa vai estar o Chef Hélio Loureiro e a nutricionista Patrícia Padrão, da Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição da Universidade do Porto.

O cozinheiro considera que é uma altura em que há muitas pessoas que não estão dentro do tema da nutrição a falar do assunto. Desta forma, o facto do programa passar na RTP1 vai tornar a informação credível, “vai ser escutada pelas pessoas com a sensatez que se pretende que o programa tenha”, afirma.

O apresentador do programa Nutriciência sublinha que os cozinheiros, nutricionistas e médicos devem trabalhar em conjunto. “Nunca houve um plano alimentar ao nível nacional que fosse passado nas escolas, às novas gerações”, alerta o cozinheiro, referindo que “não é preciso só dar de comer às pessoas é preciso alimentá-las em condições e em saúde”.

Hélio Loureiro admite que hoje as pessoas olham mais para os alimentos como uma forma e fonte de saúde, mas que é preciso ouvir quem estuda o tema da nutrição e quem pode aconselhar. “Hoje fala-se muito de alimentação, mas cada um diz uma coisa e diz o que lhe apetece”, considera.

Em relação à participação no projeto, o chef refere a importância de trabalhar com quem “entende a fundo de nutrição e que sabe daquilo que fala e que nos vai dar dicas importantes sobre como corrigir os excessos sem perdermos o sabor, sem perdermos a nossa identidade gastronómica”. Trabalhar com estes profissionais permite corrigir erros e continuar a promover a tradição gastronómica portuguesa, mas com mais saúde. É um programa que

A Nutriciência além da TV

Num micro site com ligação à plataforma da Nutriciência vão surgir os vídeos do que vai ser emitido na RTP1, bem como informação mais detalhada e adicional sobre os conceitos nutricionais que cada episódio pretende transmitir. Para além disso, a partir do dia 30 de março vai ser disponibilizado gratuitamente um livro relativo a esses mesmos conceitos de alimentação saudável e nutrição.

Segundo o coordenador do projeto, José Azevedo, ainda no mês de março, vários líderes de projetos europeus de nutrição vêm ao Porto para conhecer melhor o “Nutriciência”. O professor sublinha a partilha de resultados que existe dentro da própria comunidade académica. “É interessante a ligação internacional porque no fundo possibilita a extensão internacional do próprio projeto, que tem motivado interesse noutros países”, afirma.

Artigo editado por Filipa Silva