Nélson Évora sagrou-se, este domingo, em Belgrado, campeão europeu de pista coberta no triplo salto. O português bateu toda a concorrência, incluindo o favorito Max Hesse, da Alemanha, com um ensaio de 17,20 metros, o melhor da época de Évora.

O português arrancou o concurso com um ensaio nulo, saltou 16,92 metros à segunda tentativa e ao terceiro salto alcançou a liderança da prova com a marca de 17,20 metros que lhe viria a valer o título.

O italiano Fabrizio Donato ficou com a medalha de prata (17,13) e o alemão Max Hesse, que registou na qualificação a melhor marca da época (17,52) e que é vice-campeão do mundo da especialidade, fechou o pódio, com 17,12 metros.

Aos 32 anos, Nélson Évora soma ao extenso currículo o segundo título de campeão europeu de pista coberta (venceu há dois anos em Praga, com um salto de 17,21), numa lista que inclui o ouro no Campeonato do Mundo de Atletismo em Osaka (2007 – 17,74), o ouro olímpico em Pequim (2008 – 17,67), a prata do campeonato do Mundo de Berlim (2009 – 17,55) e o bronze no Campeonato do Mundo de Pequim (2015 – 17,52), ele que foi também o vencedor da especialidade nas Universíadas de 2009, realizadas precisamente em Belgrado.

O triplo salto dá, assim, a segunda medalha a Portugal nestes campeonatos, depois de Patrícia Mamona ter chegado esta sábado à prata. A atleta do Sporting fez um concurso notável, com cinco saltos acima dos 14 metros e sempre em subida, mas mesmo o seu melhor ensaio – de 14,32 metros – não foi suficiente para bater o grande salto que a alemã Kristin Gierisch fez à segunda tentativa.

A alemã somou quatro saltos nulos, mas o seu segundo salto bastou para o ouro. Paraskevi Papahrístou, da Grécia, ficou no terceiro lugar (14,24).

É a terceira medalha europeia de Patrícia Mamona que foi “prata” em 2012, em Helsínquia, e “ouro” quatro anos depois em Amesterdão.

O “ouro” de Nélson Évora fecha a participação portuguesa numa competição que começou na sexta-feira e na qual estiveram envolvidos dez atletas lusos. Destaque ainda para o quarto lugar de Tsanko Arnaldo, no lançamento do peso, com recorde de Portugal (21,08 metros), para o sétimo posto de Susana Costa, também no triplo salto, posição também ocupada por Lecabela Quaresma no pentatlo, na sua primeira participação em grandes provas internacionais.