Dez anos depois da estreia em Portugal, este ano as margens do rio Douro voltarão a encher-se de espectadores nos dias 2 e 3 de setembro para assistir à competição internacional aérea Red Bull Air Race World Championship.

A competição junta dos pilotos mais hábeis do mundo numa corrida aérea de obstáculos. Os concorrentes voam individualmente com o objetivo de realizar o circuito no menor tempo possível.

Portugal já tinha recebido esta competição em 2007, 2008 e 2009, quando contou com uma adesão enorme por parte do público, deixando uma marca na cidade.

Num evento que custará cerca de três milhões de euros, o Turismo de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte foram elogiados pelo papel desempenhado no processo, durante a apresentação que decorreu esta quarta-feira no Porto Innovation Hub. O Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, realça a importância destes grandes acontecimentos internacionais, salientando: “Somos hoje reconhecidamente um palco de grandes eventos internacionais que nos trazem um retorno imensurável.”

Para Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, “a Red Bull Air Race é um evento consensual e transversal que toca públicos muito diversificados. É, por isso, uma grande conquista para a cidade voltar a receber em festa esta prova que traz um enorme retorno económico direto à cidade, à região e a Portugal”. O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, acrescenta ainda:  “a Red Bull Air Race traz a Vila Nova de Gaia e ao Porto a centralidade mundial através de um espetacular evento internacional.”

Cada autarquia terá de sustentar um custo de 225 mil euros e alguns custos logísticos ainda não apurados. Este ano destaca-se também a estreia da capital russa do desporto, Kazan, no circuito da Red Bull Air Race e o regresso da etapa norte-americana de San Diego.

A Red Bull Air Race arrancou a 10 e 11 de fevereiro em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos e terminará dia 15 outubro em Indianápolis, nos Estados Unidos da América.

Artigo editado por Filipa Silva