Donald Tusk foi reconduzido esta tarde de quinta-feira no cargo de Presidente do Conselho Europeu. A decisão foi tomada em Bruxelas, com o resultado a revelar um apoio de quase todos os chefes de Estado europeus.

O opositor de Donald Tusk era Jacek Saryusj-Wolski, eurodeputado polaco que pertencia ao mesmo partido político europeu que Tusk, o Partido Popular Europeu (PPE). A votação foi de 27 votos a favor do Presidente do Conselho Europeu contra apenas um voto contra, do governo polaco.

A oposição do governo polaco liderado pela primeira-ministra Beata Szydlo baseia-se em razões políticas, dada a rivalidade existente entre Donald Tusk, ex-primeiro ministro polaco entre 2007 e 2014 e líder do partido da oposição Plataforma Cívica, e Jaroslaw Kaczynski, líder do partido do atual primeiro-ministro, o partido ultraconservador Direito e Justiça (PiS).

Para Nuno Melo, eurodeputado português pelo CDS-PP, o candidato do PPE “é um candidato de continuidade, que não é apoiado pelo governo do seu próprio país”, referiu o eurodeputado em declarações ao JPN.

O JPN tentou contactar outros eurodeputados portugueses de outras forças políticas, mas não obteve resposta até ao fecho deste artigo.

O novo mandato vai até 2019, período no qual Donald vai ter que enfrentar temas polémicos como a ameaça russa para a Europa e, principalmente, a negociação do Brexit — a saída do Reino Unido da União Europeia.

Artigo editado por Rita Neves Costa