Foi em novembro que a Google concedeu 900 mil euros ao projeto “Nónio”, que deve ser lançado nos primeiros meses deste verão. A ferramenta de segmentação das audiências vai ajudar os maiores grupos de media portugueses a personalizar a publicidade e o conteúdo das plataformas online. Para isso, vai começar a pedir-se login aos leitores.

Da Plataforma de Media Privados (PMP), responsável pelo projeto, fazem parte a Impresa, a Global Media, a Renascença, a Media Capital, a Cofina e o “Público”. Também o “Observador” e “A Bola” vão estar associados ao projeto.

Guiados apenas pelos cookies, os principais órgãos de comunicação não conseguem traçar o perfil dos leitores da mesma forma que a Google e o Facebook, gigantes do mercado da publicidade digital. E não podem, por isso, segmentar o conteúdo e rentabilizar a publicidade da mesma forma.

A solução para este problema passa por começar a exigir login nas plataformas online dos media. João Paulo Luz, diretor digital da Impresa, diz que isto permite “acumular um histórico de hábitos da mesma pessoa” de uma forma muito mais eficaz.

“Período de transição” antes se fechar o conteúdo

A ideia é começar a pedir login para ter acesso aos conteúdos do site. O diretor digital da Impresa salienta que vai haver um “período de transição” para convidar as pessoas a registarem-se e anunciar que “mais à frente” se vai fechar o conteúdo.

João Paulo Luz reconhece, em entrevista ao JPN, que normalmente os logins não são “uma boa experiência” para os leitores. Mas esta “aliança” entre os media portugueses faz com que o utilizador só tenha de fazer login uma vez para ter acesso a conteúdos nos cerca de 60 sites envolvidos. Para além disso, há também a possibilidade de registo através das contas de redes sociais como o Facebook, o LinkedIn ou o Twitter.

Para além da publicidade

João Paulo Luz confirma que também há planos para se segmentar conteúdo editorial. Mas enfatiza que o objetivo não é a “personalização absoluta dos conteúdos”.

Diz que essa hipótese traria as mesmas desvantagens dos news feeds atuais, com o risco de o leitor começar a ser exposto a uma única realidade ou opinião por haver mais “engagement” com ela. Mais do que desinformar as pessoas, João Paulo Luz acrescenta que isto pode criar um sentimento de rejeição no próprio leitor, que chega à conclusão de que deixou de estar tão bem informado.

A personalização prevista vai mais no sentido de mostrar artigos que “não interessam à generalidade das pessoas” mas que podem ser relevantes para um segmento de leitores.

Artigo editado por Filipa Silva