Portugal tem 2.484 candidatos ao Corpo Europeu da Solidariedade (CES), uma bolsa formada por jovens europeus com idades entre 18 e 30 anos, que assim se disponibilizam para colaborar com organizações de voluntariado.

Independentemente da sua origem, nacionalidade, estudos, formação e situação profissional (ativa ou inativa), os candidatos podem participar numa experiência de voluntariado com a duração de dois meses a um ano.

As organizações inscritas no CES podem aceder à base de dados criada pela Comissão Europeia desde a semana passada.

Sofia Colares Alves, Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal, explica ao JPN que os jovens portugueses têm aderido ao projeto “de forma extraordinária e desde o dia do lançamento, no início de dezembro do ano passado, que o número de registos de portugueses tem estado no topo, sendo das nacionalidades com maior número de registos”. E acrescenta que, “em apenas três meses, o Corpo Europeu de Solidariedade conta já com inscrições de quase 24 mil jovens europeus.

A representante da Comissão Europeia em Portugal explica que, a partir da última quarta-feira, já é possível para as organizações terem acesso aos voluntários inscritos: “o portal online do Corpo Europeu de Solidariedade permite que as organizações acedam à base de dados dos jovens que se registaram e selecionem potenciais trabalhadores, estagiários ou voluntários para as suas atividades”.

Sofia Alves, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Lisboa.

A juventude europeia é dinâmica e há muito que precisava de uma plataforma agregadora da sua competência. Sofia Alves reforça a sua convicção nos “jovens europeus como uma fonte de energia, de talento e de uma capacidade muito grande para resolver problemas“.

“Esperamos que em breve comecem a acontecer as colocações e que até ao verão muitos dos jovens inscritos possam participar em ações no âmbito desta iniciativa”, acrescenta a Chefe da Representação da Comissão Europeia.

Posso participar no CES?

Três meses após o lançamento do Corpo Europeu de Solidariedade e a abertura das inscrições para os jovens europeus interessados na iniciativa, as organizações acreditadas, que proporcionarão experiências de solidariedade, podem agora aceder à base de dados para selecionar potenciais trabalhadores, estagiários ou voluntários para as suas atividades.

Os candidatos selecionados poderão intervir no seu próprio país ou ser enviados para outro Estado-membro da União Europeia, em função das necessidades das organizações participantes e do perfil do voluntário.

As ONG, autoridades locais ou empresas privadas ativas na resposta a situações de catástrofe podem utilizar o portal para contactar e recrutar membros do CES.

As inscrições devem ser feitas no site do Portal Europeu da Juventude em Portugal.

Como pode a minha organização participar?

Todas as organizações participantes, independentemente da sua dimensão, terão de assinar a Carta dos Princípios Fundamentais.

Estes princípios incluem a realização de atividades que se inserem no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade e o recrutamento de participantes que são registados através do sítio web do Corpo Europeu de Solidariedade.