A ANA – Aeroportos de Portugal apresentou, este sábado, um projeto de melhoramento do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com um investimento de 55 milhões de euros.

Jorge Ponce de Leão, presidente do Conselho de Administração da ANA, divulgou um conjunto de medidas que a concessionária gostaria de levar a cabo para melhorar o aeroporto em diversas áreas. As mudanças estão estimadas para dez anos, timing que poderá ser alterado em função de condições de procura do aeroporto ou questões financeiras.

A principal preocupação da ANA, em terra, recai sobre a questão da segurança. Nesse sentido, a medida primária será a criação de uma nova zona de rastreio de segurança, o que permitirá um maior controlo e mais rapidez na revista dos passageiros.

A bagagem é outra das principais medidas, com um possível aumento de quatro para seis tapetes de recolha, bem como novos postos de check-in. Devido ao aumento da procura, também o aumento dos lugares de estacionamento é equacionado, com a expectativa de atingir a meta dos 5500 lugares, face aos 3313 atuais.

Já no exterior do edifício do aeroporto, o principal destaque vai para o prolongamento de um caminho fox, que permitirá aumentar o número de movimentos por hora de 20 para 32. Poderá haver, também, um aumento dos lugares e plataformas de estacionamento. Existem 39 para 26 movimentos o , o que torna a medida não prioritária.

Por fim, haverá uma renovação dos sistemas informáticos e uma tentativa de redução em 20% do consumo de energia elétrica.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro recebeu dez distinções em 11 anos. FOTO: José Miguel Soares

O anúncio do investimento da concessionária veio no âmbito de uma cerimónia para a entrega de prémios do Airports Council International (ACI) ao aeroporto do Porto que contou com o presidente da Câmara Municipal do Porto , Rui Moreira, e com o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Houve lugar, ainda, para a entrega de uma Medalha de Mérito Grau Ouro a Fernando Vieira, diretor do aeroporto.

Apesar de vozes mais céticas quanto à infraestrutura, Rui Moreira destaca o reconhecimento dado por um público vasto e internacional.

Pedro Marques mostrou-se satisfeito com o crescimento do aeroporto realçando a importância do investimento na área da segurança.

Recorde-se que em 11 anos, o Sá Carneiro ficou por dez vezes no top três dos melhores aeroportos europeus e em 2016 conquistou o 1º lugar dos aeroportos com o registo de um total de cinco a 15 milhões de passageiros por ano. Estes prémios são atribuídos através de um inquérito distribuído aos passageiros nas portas de embarque e que alberga diversos critérios (como a rapidez e a eficácia dos serviços) para apurar a satisfação dos clientes.

Artigo editado por Rita Neves Costa