A “exarp” resulta de uma parceria da Direção Geral do Ensino Superior e da Ciência Viva, mas pretende estender-se a toda a comunidade estudantil como associações de estudantes e outros grupos académicos que pretendam contribuir com ideias de integração dos novos alunos.

O slogan é claro: “Chegou a hora de dar a volta à praxe”. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior decide pôr de lado as propostas mais radicais para combater os abusos na praxe académica e em vez disso, criou um movimento alternativo à praxe. As principais medidas que estiveram em cima da mesa foram bloquear as verbas monetárias para as associações de estudantes que apoiem as comissões de praxe e garantir apoio jurídico gratuito para alunos que queiram denunciar abusos.

As principais propostas partiram de um estudo elaborado por João Teixeira Lopes (Universidade do Porto) e João Sebastião (ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa) que alerta para o facto de muitos alunos não denunciarem eventuais práticas de praxe abusivas, uma vez que não têm verbas necessárias para avançar com um processo jurídico, daí essa ser uma das propostas apresentadas.

O relatório “A Praxe como Fenómeno Social” alerta também para a importância de disponibilizar uma linha de apoio 24 horas por dia para alunos que queiram denunciar abusos ou receber apoio. Os autores do documenta destacam ainda a importância da distribuição de panfletos e divulgação dos direitos e deveres dos estudantes. Para além disso, o relatório recomenda que se criem alternativas à praxe. É aqui que há um ponto em comum com o Governo que lança hoje o programa “exarpe” como forma de encontrar novas maneiras de integração de alunos no ensino superior.

O movimento criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pretende “valorizar as práticas positivas de integração de estudantes no ensino superior”, evitando assim casos de abusos ou situações que coloquem os novos alunos desconfortáveis.

Instituto Politécnico de Viseu
21 de março às 17 horas, Conferência “O tempo musical”, por Pedro Amaral; Obras por Ludwig van Beethoven tocadas pela Orquestra Metropolitana de Lisboa

Instituto Politécnico de Castelo Branco
6 de abril às 17 horas, Conferência “A música como objeto histórico”, por Nuno Bettencourt Mendes; Obras por Ludwig van Beethoven e Leos Janacek tocadas pelas Cordas da Orquestra Metropolitana de Lisboa

Universidade de Évora
5 de maio às 17 horas, Conferência “A música e a consciência íntima do tempo”, por José Gil; Obras por Luís Carvalho e Igor Stravinsky tocadas pela Orquestra Metropolitana de Lisboa

Instituto Politécnico de Coimbra
22 de maio às 17 horas, Conferência “A música no espaço e no tempo”, por José Fiolhais; Obras por Franz Schubert tocadas pela Orquestra Académica Metropolitana

Assim, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor vai estar esta terça-feira à tarde no Politécnico de Viseu para apresentar o movimento que visa “estimular alternativas que promovam a liberdade e emancipação dos jovens”.A “exarp” já tem um site para promover o programa.

Tal como a praxe tem os seus símbolos, nomeadamente o traje – que apesar de não ser unicamente da praxe, está-lhe fortemente associado – também a “exarpe” está a desenvolver um: uma écharpe. Não só pela semelhança fonética mas também pela simbologia: “as pessoas, as instituições e as associações que queiram mostrar o seu apoio à valorização de práticas positivas de integração deverão usar ou ter uma écharpe”.

No site lê-se ainda:  “É possível usar uma qualquer écharpe, nova ou antiga, de uma cor ou de outra, de qualquer tipo de material. No entanto, para dar destaque a este movimento, convidámos 10 artistas a conceberem 10 écharpes diferentes que celebram todo o país.”

As iniciativas em concreto iniciam-se com o arranque do próximo ano letivo (em setembro de 2017), mas já há eventos marcados para promover o movimento.

Artigo editado por Rita Neves Costa