A polícia britânica realizou buscas em seis locais, na sequência do ataque realizado esta quarta-feira, em Londres, e delas resultaram sete detidos, de acordo com a informação divulgada esta manhã por Mark Rowley, chefe da unidade de combate ao terrorismo.

Pelas 10h30, a primeira-ministra britânica discursou no Parlamento e referiu mais um detido: “Posso confirmar que a polícia realizou buscas em seis locais e fez oito detenções em Birmingham e Londres”.

“A identidade do atacante é conhecida pela polícia e pelo MI5. Quando as condições operacionais o permitirem, ele será identificado publicamente”, revelou Theresa May.

A primeira-ministra adiantou ainda que o atacante era de origem britânica e que já havia sido investigado pelo MI5, o serviço britânico de segurança interna e contra-espionagem, devido a preocupações relacionadas com o extremismo violento. “A nossa presunção é que o atacante foi inspirado pela ideologia islâmica. Sabemos que a ameaça do terrorismo islâmico é muito real”, acrescentou.

As autoridades acreditam que o atacante agiu de forma solitária e que, à semelhança do que May disse aos deputados, “foi inspirado pelo terrorismo internacional”, como indicou Rowley no comunicado lido na manhã desta quinta-feira. O responsável da polícia confirmou, ainda, a existência de quatro mortos e 29 pessoas em tratamento hospitalar. Entre estas últimas, há sete em estado crítico.

Às 9h33, o Parlamento fez um minuto de silêncio e está planeada uma vigília na praça Trafalgar Square, pelas 18h00, em memória das vítimas. O anúncio foi feito pelo mayor da cidade, Sadiq Khan.

ataque ocorreu ao início da tarde de quarta-feira, no coração de Londres. Um homem atropelou deliberadamente várias pessoas na ponte de Westminster e seguiu até ao parlamento inglês, local onde foi abatido pela polícia.

Artigo editado por Filipa Silva

Artigo atualizado às 11h49 de 23 de março.