Foi na inauguração da exposição “Raul Brandão: 150 anos – biografia e obra literária”, que Rui Moreira anunciou que a Feira do Livro do Porto, que tem início em setembro, vai estar em Madrid. O presidente da Câmara Municipal do Porto reforçou a importância de aproveitar ao máximo o facto de Portugal ser o país convidado para a 76ª feira do livro espanhola, como uma forma de impulso à internacionalização.

Além de divulgar internacionalmente a feira, o stand da Feira do Livro no Porto vai permitir promover projetos contemporâneos da cidade e mostrar as obras de escritores portuenses de sucesso naquela que é uma das maiores feiras do livro a nível europeu.

O evento começa a 26 de maio e conta, logo no primeiro dia, com uma homenagem ao escritor portuense Raúl Brandão, onde vai ser lançada uma reedição da sua obra mais importante – “Húmus” – traduzida para castelhano. Nesta sessão vão estar também o poeta e ficcionista Nuno Júdice e Maria João Reynaud, ensaísta e crítica, que estudaram as três versões da obra.

Sophia de Mello Breyner, poeta homenageada na Feira do Livro do Porto este ano, será também recordada a 6 de junho numa sessão que conta com a presença da sua filha Maria Sousa Tavares e a poetisa Ana Luísa Amaral, tradutora e professora de Literatura e Cultura Inglesa e Americana.

Artigo editado por Rita Neves Costa