Veste atrizes e apresentadoras de televisão como Diana Chaves e Sónia Araújo, mas Micaela não considera que o reconhecimento venha do facto de vestir vedetas, embora reconheça que o seu “trabalho é mais visto e mais visível com essa exposição”. A estilista estreou-se na 40ª edição do Portugal Fashion, este fim de semana.

Micaela Oliveira, que tem vindo a consolidar a sua carreira ao longo dos anos, tem um atelier na Trofa onde presta “um tratamento mais personalizado, tendo sempre em consideração todos os aspetos físicos, até o próprio evento a que se destina a roupa”.

Mas a marca não se fica pelo serviço personalizado, tendo também as linhas “White” by Micaela Oliveira, de moda nupcial e “She” by Micaela Oliveira, de roupa mais casual.

A escolha das figuras públicas

Solicitada por figuras públicas, Micaela admite gostar muito das pessoas que veste e revela que “acaba por se criar uma relação de amizade”. A criadora afirma também que “nunca quis vestir figuras públicas. Foi uma coisa que surgiu”. Conclui ainda que “o que importante é que elas se sintam muitíssimo bem, mesmo que não vistam a marca”.

Segundo Micaela, a cliente da marca “gosta de surpreender, de estar à vontade, é uma mulher prática, decidida, confiante, com uma personalidade muito forte, de bem com a vida. E independentemente da forma como se veste ou onde quer que ela vá, ela quer marcar a diferença”.

A trofense considera que a escolhem porque “se sentem bem com os vestidos quando vestem”. Já a distância geográfica entre o seu atelier e a capital não tem facilitado o negócio. “Eu estou na Trofa, elas estão em Lisboa, portanto em termos de situação geográfica é dramático, não é tão fácil quanto deveria. Até por aí torna mais complicado ou mais valorizado o meu trabalho”, afirma.

Dissabores da opinião pública e da exposição mediática

A estilista admite que “quando uma figura pública aparece com uma marca a visibilidade aumenta, mas a responsabilidade também aumenta”.

A exposição mediática das criações de Micaela tem muitas vezes despoletado a crítica, nomeadamente nas redes sociais, algo que a criadora desvaloriza: “Com o próprio passar dos anos, nós vamos acabando por perceber que as coisas só têm a importância que nós lhe damos, efetivamente.”

A criadora já se viu envolvida em situações desagradáveis como o caso de uma sessão fotográfica protagonizada por Rita Pereira na aldeia moçambicana Mafalala. Uma grande polémica foi gerada em torno de uma fotografia. A criadora diz-se de consciência tranquila, pois nunca foi intenção ferir suscetibilidades.

Relembra ainda: “Nunca em momento algum, nós quisemos ofender aquelas crianças, muito pelo contrário. Se as tivessemos afastado e dissessemos ‘Olha desculpem, não podem estar aqui. Afastem-se para não ficarem na foto’, aí sim seria uma brutalidade”.

Eventos e perspetivas futuras

Regressada há pouco da Turquia, onde abriu o segundo maior evento de moda nupcial do mundo, Micaela Oliveira esteve no Porto para se estrear no palco do Portugal Fashion. A criadora confessou-se muito feliz e disse achar “muito importante uma marca estar num certame de moda”, até porque “o Portugal Fashion é uma montra fantástica para todo o mundo”.

Questionada se tem algum nome famoso que aspiraria um dia ver com as suas roupas, Micaela é perentória a responder que não. Para ela “as coisas realmente vão surgindo de uma forma natural”.

Artigo editado por Rita Neves Costa