A Câmara do Porto vai trocar a maioria da frota municipal por veículos elétricos. A abertura de concurso público internacional para o aluguer de 390 veículos foi aprovada na reunião do executivo, que ocorreu na manhã desta terça-feira.

Na frota municipal incluem-se os carros de recolha do lixo, os veículos policiais, de bombeiros, de transporte de funcionários, entre outros.

No concurso público que está a decorrer, é exigido que “todos os veículos sejam a gás natural, no caso dos pesados, e elétricos ou híbridos, no caso dos ligeiros”, adiantou Filipe Araújo na reunião. “Mais de 85% dos veículos não ultrapassa os 100 quilómetros por dia e, na sua grande maioria, estão parados mais de oito horas”, acrescentou. Esta mudança representará uma poupança de 600 mil euros por ano.

Filipe Araújo afirmou que este “é o primeiro grande procedimento público que se foca na mobilidade eléctrica em Portugal”. O vereador da Inovação e do Ambiente, revela que, com a aquisição de uma “frota cada vez mais sustentável”, a cidade “tem a oportunidade de liderar”: “Esperamos que [a medida] venha a contagiar outros organismos públicos e privados”.

Para Manuel Pizarro, a aprovação da proposta é “uma das mais importantes medidas tomadas neste mandato”. O vereador acrescentou, ainda, que a mudança para uma frota automóvel mais limpa “orgulha a cidade” e  coloca o Porto “na linha da frente da Europa”.

Artigo editado por Filipa Silva