No primeiro dia de outubro são escolhidos os representantes para as autarquias. O anúncio foi feito pela Ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, após a reunião do executivo.

Em conferência de imprensa, a ministra confirmou que “o Conselho de Ministros fixou a data de 1 de outubro de 2017 para a realização das eleições gerais para os órgãos representativos das autarquias locais”. A secretária de Estado adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, já havia confirmado que esta seria a data escolhida para a realização das autárquicas.

O primeiro-ministro, António Costa, recebeu esta semana, em São Bento, os partidos com assento parlamentar, (PSD, CDS-PP, PEV e PAN), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) para definir a data das autárquicas. Todos concordaram com a data definida.

De acordo com a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autárquicas, as eleições têm que acontecer entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro, e a um domingo ou feriado nacional, com data marcada pelo Governo. As últimas eleições autárquicas ocorreram a 29 de setembro de 2013.

Artigo editado por Rita Neves Costa