O troço entre Pampilhosa e Coimbra B, da linha ferroviária do Norte, continua cortado depois do descarrilamento de um comboio de mercadorias que ocorreu no sábado.

A Infraestruturas de Portugal, em comunicado emitido na manhã desta segunda-feira, informou que a circulação irá manter-se interrompida até ao final do dia, pois “só após a desobstrução completa das linhas será possível proceder aos trabalhos de limpeza e de reparação da via e catenária”.

A Infraestruturas de Portugal afirmou, no domingo, que “face à quantidade e dimensão dos materiais acidentados (um total de 10 vagões, alguns deles cisternas carregadas de cimento), os trabalhos revestem-se de elevada complexidade e morosidade”.

Quem pretender utilizar a linha do Norte, e passar o troço entre Pampilhosa e Coimbra B, terá de recorrer aos autocarros que estão a ser garantidos pela CP.

Beatriz Matos é natural do Porto mas vive atualmente em Coimbra, tendo de circular na linha do Norte com frequência. No domingo, depois de ter o bilhete comprado para o Intercidades (IC) acabou por circular num regional, juntamente com as pessoas que iam fazer o mesmo trajeto no Alfa Pendular. O bilhete que tinha comprado era para o IC das 17h52 mas acabou por sair do Porto com uma hora de atraso.

“Estava muita gente e eu tive de ir sentada no chão porque não havia espaço para todos” afirma Beatriz Matos, acrescentando que “era muita confusão e como as pessoas levavam malas era tudo mais complicado”.

O atraso do comboio, a mudança para os autocarros e os tempos na bilheteira a aguardar esclarecimentos sobre o reembolso do dinheiro fizeram com que as horas de chegada a casa ultrapassassem em muito a hora prevista.

Relativamente à viagem de autocarro, assegurada pela CP, entre Pampilhosa e Coimbra B, Beatriz Matos afirma ter corrido tudo com normalidade e referiu que os autocarros estavam “bem sinalizados” e que a “viagem foi rápida”.

A linha está cortada desde as 18h10 de sábado, após o descarrilamento de um comboio de mercadorias que ocorreu junto à Adémia, Coimbra. O acidente não provocou feridos mas provocou muitos danos na via e catenária.

A Infraestruturas de Portugal efetuará nova atualização da informação às 17h00.

Artigo editado por Filipa Silva