O Porto já tem uma pista de atletismo com medidas oficiais: a reabilitação do Parque Desportivo de Ramalde está pronta. Rui Moreira, presidente da câmara do Porto, esteve esta terça-feira na inauguração da obra da autarquia. Para além do atletismo, o novo parque servirá também o futebol e o râguebi.

João Loureiro, presidente do Boavista, e Joaquim Novais, presidente do Ramaldense Futebol Clube, também inauguraram o novo parque.  O campo será utilizado por ambos os clubes. Destaque ainda para a presença de Francisco Madelino, do INATEL: a fundação cedeu “com o maior prazer” o espaço do antigo parque de jogos à câmara do Porto ainda em 2015, por um período de 20 anos.

A tarde começou com um passeio pela nova pista de atletismo. Rui Moreira voltou a reiterar as “enormes carências” da cidade na área dos equipamentos desportivos, e fez questão de dizer que o parque também ia servir as pessoas da zona. Questionado acerca de um possível lançamento da campanha eleitoral, o presidente da câmara do Porto disse não estar presente na qualidade de “candidato ou protocandidato”.

“O Porto precisava disto”

Rui Moreira ainda não tinha terminado o passeio pelo novo campo de râguebi quando se ouviu um grito do lado de fora da rede. “Finalmente!”, exclamou um homem. “Finalmente!”, devolveu o presidente da Câmara com um sorriso.

As obras de reabilitação arrancaram em agosto de 2016, com 700 mil euros de orçamento e uma duração prevista de quatro meses. Oito meses depois, o parque está pronto. A autarquia adquiriu a concessão ao INATEL e comprometeu-se a colocar o espaço ao serviço da cidade. O líder camarário sublinhou estar a “cumprir a palavra” dada à fundação.

“O Porto precisava disto”, disse Joaquim Novais, o presidente do Ramaldense, agradecendo o apoio da autarquia. Também João Loureiro, do Boavista, salientou a boa relação do clube com a Câmara. Loureiro manifestou ainda o gosto em “colaborar com clubes tão ou mais modestos” do que o seu e brincou com uma “costelinha boavisteira” de Novais.

Artigo editado por Filipa Silva