Por proposta da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Carlos Mota Soares, professor catedrático do Instituto Superior Técnico (IST), vai ser agraciado com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto. É o 89º e sucede a Germano Silva na lista. A cerimónia decorre às 11h00 de sexta-feira, no auditório da FEUP.

Em comunicado, a Universidade do Porto realça o papel de “obreiro” assumido pelo professor na área da engenharia mecânica. Sebastião Feyo de Azevedo, reitor, fala do importante papel de Carlos Mota Soares na “defesa dos interesses da engenharia mecânica no seio das entidades nacionais”, nomeadamente nas áreas da acreditação e do financiamento.

A proposta de atribuição deste título refere, ainda, a “postura de intervenção estratégica” do professor Carlos Alberto Soares, no sentido de criar “massa crítica em áreas de elevado potencial científico e estruturantes”, e que se materializou na criação do IDMEC pelo Instituto Superior Técnico e pela FEUP e na criação do Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA).

Mota Soares concluiu a formação em Inglaterra. Chegou a ser investigador na Universidade de Southhampton, mas foi em Portugal que liderou o Departamento de Engenharia Mecânica, do Centro de Mecânica e de Materiais da Universidade de Lisboa. Foi um dos fundadores do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) da Universidade do Porto, e mantém uma estrita colaboração com o Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP.

A Universidade reconhece ainda o contributo do professor “no reforço internacional da comunidade científica portuguesa”.

Artigo editado por Filipa Silva