São 220 bicicletas elétricas e 45 convencionais que no próximo ano letivo, de 2017/18, vão estar ao dispor de alunos, docentes, investigadores, e demais membros da comunidade UP, de forma gratuita.

O objetivo é potenciar a redução do uso de transportes emissores de gases poluentes, ao incentivar o uso de bicicletas para as deslocações casa/faculdade, entre os jovens universitários.

O período de utilização será entre 6 a 12 meses e cada utilizador deverá percorrer em média 10 quilómetros por dia de bicicleta.

A candidatura pode ser feita online, a partir de 16 de abril, na página do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP).

Para além da UP, também o Instituto Politécnico do Porto (IPP) se junta às 13 instituições de ensino superior do país que aderiram o projeto U-Bike Portugal, apresentado em setembro de 2016, aquando da Semana Europeia da Mobilidade.

A iniciativa é financiada por fundos europeus, nomeadamente o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), inserido na meta Portugal 2020, com vista à poupança de energia e redução de emissões de dióxido de carbono.

Artigo editado por Filipa Silva