O Sporting goleou este sábado o Boavista por 4-0, num jogo em que não houve qualquer dificuldade para os “leões” imporem o seu jogo. Foram quatro golos, mas podiam ter sido mais. Ironia (ou não): Meira, que substituiu Vagner (lesionou-se no aquecimento), foi um dos melhores jogadores dos axadrezados, ao evitar que o resultado fosse mais volumoso.

Mas o senhor da noite foi Bas Dost, que fez três golos. O primeiro foi na primeira parte, depois de Alan Ruiz ter inaugurado a festa leonina com um remate certeiro. O Sporting foi muito dominador nos primeiros 45 minutos e não deixou o Boavista jogar.

A 10 minutos do fim da primeira parte, os axadrezados só rtinham feito um remate, em contraste com os sete do Sporting.

A segunda parte foi “mais do mesmo”: um Sporting a mandar na partida e a não deixar o Boavista jogar. Bas Dost apontou mais dois tentos e colou-se e Messi na corrida pela Bota de Ouro. Em Portugal, o holandês é líder destacadíssimo: com seis jornadas para jogar, tem 27 golos, mais dez que o segundo classificado Soares (17 golos).

A sete pontos do líder provisório FC Porto e a cinco do Benfica, que tem menos um jogo, o Sporting deu provas de que não está só a cumprir calendário. Mostrou garra e uma exibição convincente.

Domínio verde e branco

A partida começou com o Sporting claramente a querer dominar o Boavista, e ao segundo minuto do jogo já podia ter inaugurado o marcador. À boca da grande área, Bruno César rematou na direção do poste esquerdo da baliza, mas Meira defendeu para canto. O brasileiro viria ter outra oportunidade para marcar aos 11 minutos, quando rematou de cabeça ao lado do segundo poste depois de centro de Schelotto.

O Sporting foi a equipa que criou mais perigo nos primeiros minutos da partida, e quando perdia as bolas, recuperava-as rapidamente. O Boavista não estacionou o autocarro e ia jogando com as linhas juntas. Bukia e Renato Santos ficavam mais para trás, deixando Bulos quase sozinho na frente de ataque.

Os “leões” só confirmaram a sua superioridade em campo aos 20 minutos. Podence, que regressou ao Sporting em janeiro após empréstimo ao Moreirense, rouba a bola a Talocha e entrega-a a Schelotto, que foge pela ala direita do campo. O italo-argentino centra atrasado para a grande área, onde está Alan Ruiz para fazer o primeiro do jogo.

O Boavista tentava igualar a partida e podia tê-lo feito se o cabeceamento de Bulos tivesse posto mais dificuldades a Rui Patrício. Os “axadrezados” pagaram caro o desperdício, porque aos 29 minutos Bas Dost ampliou a vantagem para os da casa. Bruno César aproveitou o mau atraso de Edu Machado e, no confronto com Meira, assistiu o holandês que não desperdiçou com a baliza aberta.

A galgar terreno pela direita, Podence apareceu na área axadrezada e quando se viu cara a cara com o guardião adversário preferiu assistir Bryan Ruiz, mas este vinha atrasado e não conseguiu fazer o terceiro. Ao intervalo, justificava-se o 2-0, mas os “leões” tiveram oportunidades para mais.

Caudal ofensivo dos “leões” podia ter trazido mais golos

O segundo tempo não podia ter começado melhor para o Sporting. Depois de Bruno César ter sido derrubado por Bukia na grande área, Bas Dost não desperdiçou o penálti para fazer o 3-0 e o segundo da conta pessoal.

O ponta-de-lança holandês chegou ao hat-trick ao minuto 64, quando encostou uma assistência de Bruno César. A boa noite de Bas Dost permitiu-lhe colar-se a Messi na tentativa de conquistar a Bota de Ouro.

Com o resultado feito, o Sporting tratou, ainda mais, de jogar como quis e o Boavista pouco fez para fazer o golo de honra.

Na reta final, um par de situações de golo para os “leões”. Com pouco ângulo, Podence atirou para uma baliza aberta depois de Meira ter saído mal, mas o remate saiu pouco por cima da barra. Depois, o remate de Campbell na área quase que entrava nas redes axadrezadas não fosse Meira a defender para canto.

Antes do fim, Bulos quase que fazia o único golo da equipa nortenha, mas tal como a defesa, o ataque do Boavista parece que não foi a jogo.

Sporting teve “nota artística”

Jorge Jesus disse que “o Sporting fez um excelente jogo” e que o adversário não criou “grandes problemas”.

“Tanto defensivamente como ofensivamente, o Sporting é uma equipa muito disciplinada, muito criativa, e que não deu, em termos ofensivos para a equipa do Boavista, muito espaço”, disse o treinador dos “leões” em conferência de imprensa.

O Sporting goleou o Boavista, mas o seu treinador afirmou que a sua equipa “podia ter feito mais”. “Penso que o Sporting, hoje, juntou aquilo que é importante no futebol, que é vencer, e se possível, ter nota artística”, rematou Jorge Jesus.

“Encontramos um adversário num bom momento”

Na visão de Miguel Leal, a principal razão da goleada foram os “erros defensivos” que antecederam os dois primeiros golos. Este Boavista foi quem esteve a ganhar por 3-0 ao Benfica na Luz, e Miguel Leal pensava que a sua equipa poderia ter conseguido uma exibição mais conseguida.

“Contra equipas grandes tínhamos feito sempre boas exibições. Se calhar, pensávamos que hoje seria o mesmo género.”

O Sporting entrou para o jogo deste sábado com uma série de três vitórias seguidas. “Encontramos um adversário num bom momento, a jogar bem”, considerou o treinador dos axadrezados.

Miguel Leal afirmou ainda que os seus comandados não estiveram “nem de perto nem de longe ao seu nível”.

“Um jogo menos conseguido”

Na zona mista, o central dos axadrezados Philipe Sampaio considerou que a pesada derrota sofrida em Alvalade não vai alterar o trabalho da equipa. “Isso não vai apagar o que a gente vem fazendo. Um jogo menos conseguido, e agora é continuar de cabeça erguida”, disse.

Além de ter sofrido quatro golos, o Boavista fez muito pouco no ataque: “A gente podia ter dado um pouco mais em todos os aspetos”, afirmou Philipe.

Artigo editado por Filipa Silva