Um lugar de encontro com Deus, um lugar de conversão, de graça, de espiritualidade e devoção. Quem acompanha e recebe peregrinos, vê nestes fatores a força que move os mais de 690 mil que Fátima recebeu em 2016.

É até à Cova da Iria que muitos caminham, é onde tantos se encontram para viverem o que três pastorinhos contam do dia 13 de Maio de 1917. Cem anos depois, em 2017, Portugal celebra o centenário das aparições com a presença do Papa Francisco.

Os 100 anos bastariam para explicar a quantidade de pessoas que vão estar em Fátima nos dias 12 e 13 de maio, mas com a confirmação da visita do Papa Francisco, o número de pessoas irá ultrapassar, certamente, todas as previsões feitas.

Não é apenas durante a Procissão das Velas e durante a Procissão do Adeus das celebrações do 13 de maio que se sentirá uma participação em peso dos portugueses e dos estrangeiros. A participação forte é uma realidade que tem sido verificada nos últimos anos e que faz do Santuário de Fátima um dos santuário marianos mais visitados do mundo.

Em entrevista ao JPN, Pedro Valinho Gomes, diretor do Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima, afirma que o “centenário, apesar de ser oficialmente celebrado este ano,” já tem vindo a ser “preparado ao longo dos últimos anos”. Este motivo é um dos que explica o aumento do número de peregrinos. Também a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima pelas várias dioceses explica este crescimento. Com a visita da imagem de Nossa Senhora, Fátima “vai ter com as pessoas e encontra-se com as pessoas fora do santuário”, explica Pedro Valinho Gomes.

O número de peregrinos aumenta de ano para ano

Segundo os dados estatísticos publicados pela Santuário de Fátima, tem havido um aumento significativo nos últimos anos, tanto do número de peregrinos, como das pessoas que passam pelo santuário. Em 2016, o Santuário de Fátima recebeu 5,3 milhões de pessoas.

Um público muito heterogéneo, tanto ao nível da idade, como ao nível do género e dos países e das cidades de origem. É de destacar a forte presença dos jovens que se deve às várias atividades existentes que se preocupam em transmitir e em adequar a Mensagem de Fátima aos mais pequenos.

Relativamente à distribuição dos peregrinos pelo território nacional, destacam-se as cidades de Braga, Porto e Lisboa. Pedro Valinho Gomes aponta, também, a cidade de Santarém e afirma que o “norte é mais participativo que o sul”.

Entre 2015 e 2016 houve um aumento de 18% do número de peregrinos. Neste último ano, os peregrinos portugueses correspondem a 82% do total. Dos estrangeiros destacam-se Espanha, Itália, Polónia, Estados Unidos e Brasil. Pedro Valinho Gomes destaca ainda a presença considerável, e cada vez maior, de peregrinos oriundos da Indonésia, da Coreia do Sul e da Índia, e de um aumento do número de peregrinos originários do continente asiático, em geral.

O caso de França, e o facto de não estar presente no topo dos países que mais visita Fátima, é explicado pela existência de um santuário mundialmente conhecido e visitado neste país: o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

Janeiro de 2017 com quase 11 mil peregrinos

Em 2017, espera-se que estes números cresçam consideravelmente e o mês de janeiro já deu provas disso. Durante o primeiro mês do ano, o santuário contabilizou um total de 10.959 peregrinos inscritos. 67% do total são estrangeiros e 33% correspondem a peregrinos nacionais.

Apesar de parecer haver uma grande discrepância entre os peregrinos nacionais e os estrangeiros, é de ressalvar que o Serviço de Peregrinos indicou que o número de peregrinos nacionais, para o mês de janeiro deste ano, ainda não está fechado, porque há muitos grupos de peregrinos que ainda não declararam e atualizaram o número de pessoas que cada um levou. “A diminuição de portugueses e a discrepância entre os dois não é acentuada como parece”, garante o diretor do Serviço de Peregrinos.

Estes indicativos de janeiro de 2017 contrariam o habitual, uma vez que este mês costuma ser o que apresenta uma menor afluência de peregrinos, embora os estrangeiros, em oposição aos nacionais, prefiram os meses de inverno para peregrinarem. O diretor do Serviço de Peregrinos destaca, as celebrações do 13 de Maio (primeira aparição de Nossa Senhora), do 13 de Outubro (última aparição de Nossa Senhora – Milagre do Sol), do 10 de Junho (Peregrinação das Crianças) e do 15 de Agosto (Assunção de Nossa Senhora) como alturas de grande participação. Os emigrantes aproveitam os momentos de férias em Portugal, durante os meses de verão.

São cada vez mais os peregrinos e as pessoas que visitam o santuário e que participam nas celebrações. De acordo com o Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima, nos últimos dez anos esta realidade tem crescido de ano para ano e o centenário das aparições e a visita do Papa Francisco vão impulsionar, ainda mais, este aumento. O Santuário de Fátima, considerado o Altar do Mundo, já foi visitado pelo Papa Paulo VI em 1967, pelo Papa S. João Paulo II em 1982, 1991 e 2000 e em 2010 pelo Papa Emérito Bento XVI.

Artigo editado por Filipa Silva