A reportagem que fotografa um país em crise entre o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos venceu o Prémio Estação Imagem 2017. A Fotografia do Ano foi para "Incêndio", de Felipe Carnotto.

João Carvalho Pina foi o grande vencedor do Prémio Estação Imagem 2017 Viana do Castelo, com “Rio de Janeiro – O custo humano dos grandes eventos desportivos”, uma reportagem que explora as transformações do município brasileiro com os investimentos para o Mundial de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

O fotógrafo que venceu o prémio no valor de três mil euros, vive há 15 anos na América latina e desenvolve, já há uma década, um projeto dedicado aos temas da violência urbana.

Felipe Carnotto também foi distinguido na oitava edição do festival, arrecadando o prémio Fotografia do Ano com a imagem “Incêndio”, que foca o desespero de quem foge dos fogos florestais.

Os vencedores (ver fotogaleria acima) foram anunciados este sábado, em Viana do Castelo. O concurso aberto aos fotojornalistas portugueses, dos PALOP e da Galiza, bem como aos estrangeiros que nesses países residam, recebeu 270 reportagens fotográficas, divididas entre oito categorias, e 110 trabalhos candidatos à Fotografia do Ano.

Presidido por Francis Kohn, diretor de fotografia da agência France Press, o painel de júris foi composto pelos fotojornalistas Bénédicte Kurzen (agência NOOR), David Guttenfelder (National Geographic), Tyler Hicks (The New York Times) e pelo diretor visual da revista “Takie Dela”, Andrei Polikanov.

Exposição até 26 de abril:

“Regresso a Casa”, de David Guttenfelder, no Antigos Paços do Concelho
“Lugares de Silêncio”, de Bruno Simões Castanheira, no Antigos Paços do Concelho

Exposição até 4 de maio:

“Prazeres sob Ocupação”, de Tanya Habjouqa, no Museu de Artes Decorativas
“Exílio”, de 22 fotógrafos da Agência Magnum, no Espaço Linha Norte
“Vírus Zika”, de Felipe Dana, no Espaço Linha Norte
“Caminhos de Esperança e Desespero”, de Yannis Behrakis, no Museu do Traje

Foram também estes profissionais que selecionaram o vencedor da bolsa anual Estação Imagem, que tem como objetivo ajudar um fotojornalista a desenvolver um projecto relacionado com o Alto Minho.

Este ano, Leonel de Castro foi o escolhido entre os 13 candidatos à bolsa, que concede quatro mil euros, a publicação em livro do trabalho e a produção de uma exposição, a inaugurar no festival do ano seguinte. O fotógrafo venceu com o projeto “Braços Minhotos no Horizonte Marítimo”, que pretende documentar de que modo vivem, neste tempo, as comunidades piscatórias minhotas, após o “esmagamento das gentes do mar” pelas regras de Bruxelas.

Até 4 de maio, Viana do Castelo vai receber diversas exposições promovidas pela Estação Imagem.