Para a maioria dos hoteleiros, as expectativas são altas para esta Páscoa, com o Porto a rondar os 95% de taxa de ocupação. Os dados apurados pela Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), não só registam um aumento na procura mas também na estada média.

“Temos conseguido consolidar e até aumentar a procura na Semana Santa e temos indicadores que nos mostram que o Porto e Norte é também cada vez mais destino de férias de Páscoa. Agora é fundamental continuar a trabalhar o nosso destino de forma concertada de modo a aumentarmos a estada média, antecipando e prolongando os dias festivos”, adianta o presidente da TPNP, Melchior Moreira, em comunicado.

A TPNP também já disponibilizou a agenda para a Semana Santa deste ano, que pretende incluir um “leque variado de opções que permitem, no caso de ser um regresso, escolher diferentes sub-destinos”. As tradicionais visitas pascais, queima do Judas, procissões, concertos, exposições e visitas nocturnas à Torre dos Clérigos são algumas das atividades presentes na agenda, que reúne mais de duas centenas de iniciativas espalhadas pelo território.

A gastronomia é uma das grandes apostas na oferta de festividades pascais, considerada “um dos inconformáveis chamarizes da Região”. O objectivo é envolver os visitantes nas celebrações.

As taxas de ocupação no Porto, Braga e Vila Nova de Gaia rondam os 95%, mas ainda há alojamento disponível.

Segundo dados do inquérito realizado anualmente pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), relativamente a perspetivas para a Páscoa, algumas unidades associadas já se encontravam lotadas, como o Sheraton, na Boavista, e o Carris, na Ribeira —  dos mais próximos dos 100% de ocupação. De acordo com o testemunho de hotéis presentes no mesmo inquérito, 56% esperava ter uma melhor taxa de ocupação face ao ano passado.

Para além da presença habitual de turistas espanhóis e brasileiros, o mercado alemão e britânico aumentou na cidade, refere a AHP em comunicado.

O número de dormidas da região Norte em 2015 cresceu 13,6% em relação a 2014 e o de estadias em dezembro aumentou 1,7%, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Artigo editado por Rita Neves Costa