Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), o alerta foi dado às 12h05 desta segunda-feira. Uma avioneta terá explodido no ar e caído perto do supermercado Lidl, nas imediações do Aeródromo Municipal de Cascais.

O comandante da Proteção Civil de Lisboa, André Fernandes, confirma que os quatro ocupantes da aeronave morreram. A quinta vítima mortal é o condutor de um camião de mercadorias, que foi atingido pela queda do aparelho. Quanto à nacionalidade das vítimas, um dos passageiros da avioneta tinha nacionalidade suíça e os outros três eram franceses. Ainda não está confirmada a nacionalidade do condutor do camião.

A Proteção Civil confirmou ainda a existência de quatro feridos ligeiros, devido a inalação de fumos – três receberam assistência hospitalar e um foi assistido no local.

A aeronave despenhou-se cerca de dois mil metros depois da descolagem, no parque de estacionamento perto do supermercado Lidl. Partiu de Tires para Marselha e tinha matrícula suíça.

No local foram deslocados cerca de 90 operacionais, 37 veículos e 12 entidades envolvidas nas operações de socorro e buscas. A Proteção Civil está a verificar se existem mais vítimas e o aeródromo municipal encontra-se fechado ao tráfego aéreo.

Até ao momento, as causas do acidente ainda não são conhecidas. A gravação das comunicações entre a aeronave e a torre de controlo indicam que o piloto tentou regressar ao aeródromo, logo após a descolagem, mas sem sucesso.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, já esteve no local e foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Artigo editado por Filipa Silva