Os Bombeiros de São Pedro da Cova foram alertados, às 8h50, para um incêndio na Rua Eduardo Castro Gandra, na zona de Paradela. O presidente da câmara de Gondomar, Marco Martins, confirmou aos jornalistas que a situação está mais calma.

O incêndio perto da escola secundária de São Pedro da Cova, que alastrou rapidamente, obrigou à retirada de cerca de 400 alunos que frequentam aquele estabelecimento de ensino. A escola foi evacuada por precaução devido ao fumo do incêndio florestal, não tendo sido atingida.

Paula Pinto, funcionária da escola secundária relata ao JPN que “a reação dos Bombeiros de São Pedro da Cova foi muito rápida” e “neste momento a situação está mais controlada, mas o vento forte não ajuda à extinção do fogo”. Paula diz ainda que “está a arder em vários locais” e “algumas habitações já estiveram em perigo”.

Daniela Gandra, moradora de São Pedro da Cova, descreve uma “coluna de fumo atrás da escola secundária” e relata que “na semana passada já tinha existido um incêndio mais pequeno na mesma zona”. Daniela diz ainda que consegue observar dois focos de incêndio distintos, um deles perto de uma zona residencial. Há poucos minutos, as “as chamas subiram bastante” e estão muito perto da estrada, segundo a moradora.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, em declarações registadas no local pela TVI “desde ontem à tarde registaram-se 14 ignições nesta área, o que leva a crer que há fortes indícios de mão humana”. O autarca confirmou aos jornalistas no local que “a situação está mais calma”.

Fonte da GNR afirma ao JPN que a corporação de bombeiros de Valongo e Valbom foram contactados e dirigiram-se para o local.

Texto editado por Rita Neves Costa

Atualizado às 11h31 no dia 28 de abril de 2017