A UEFA está a estudar uma alteração às regras do futebol que afeta o desempate por grandes penalidades. O organismo que tutela o futebol europeu decidiu utilizar um novo modelo de desempate por grandes penalidades no Europeu de Futebol de sub-17, que teve início esta quarta-feira, na Croácia.

A nova medida é inspirada na regra do “tie-break” utilizada no ténis: uma equipa bate o primeiro, a adversária bate dois e a série mantém-se de dois em dois, até se atingir os cinco pontapés. Tem a denominação de sistema “ABBA”.

O modelo nasceu de uma proposta feita pelo “International Board”. O motivo prende-se com o facto de alguns estudos revelarem que 60% das vezes, a equipa que faz o primeiro pontapé ganha e o IFAB quis testar uma fórmula em que os pontapés da marca de grande penalidade fossem batidos de forma alternada.

A UEFA argumenta ainda que a decisão é benéfica, já que “há grandes hipóteses do jogador que vai executar o segundo pontapé do par de penalidade estar sob uma grande pressão mental”.

Vozes críticas já tinham igualmente falado nos benefícios que o modelo tradicional de grandes penalidades podia trazer a uma das equipas. Uma das que mais se fez ouvir foi o técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone.

“Sobre o desempate de grandes penalidades, na última reunião que tive com a UEFA, falei que não entendia por que é que a equipa que joga o segundo jogo fora tem mais hipóteses de passar, porque pode ter 30 minutos onde os golos valem o dobro”, justificou o técnico argentino.

A UEFA já está a experimentar o novo sistema também no Europeu de Futebol de sub-17 feminino, que se iniciou na República Checa, na passada terça-feira.

Artigo editado por Filipa Silva