O movimento de Rui Moreira, que corre pelo segundo mandato na presidência da Câmara do Porto, prescindiu do apoio do Partido Socialista (PS) nas autárquicas de outubro. A decisão foi tomada esta quinta-feira, numa reunião à porta fechada, com o núcleo mais próximo de Rui Moreira, avançou o “Expresso”. A notícia foi entretanto confirmada por outros órgãos de comunicação.

A partir de agora, o movimento “Porto, O Nosso Partido” terá a seu lado um único aliado: o CDS-PP, que teve “um comportamento exemplar, sem pressões nem exigências de negociações ao contrário do PS”, avançou fonte da candidatura independente ao “Expresso”.

Na origem da decisão estarão as últimas declarações de Ana Catarina Mendes ao “Observador”. A secretária geral adjunta do PS afirmou que, na noite eleitoral, “todas as vitórias são vitórias do Partido Socialista, onde o Partido Socialista será candidato e todas as listas que integra”.

Há um mês, a socialista, em entrevista ao “Expresso”, já tinha dito que o PS teria uma presença forte nas listas de Rui Moreira. Em resposta, o atual presidente da Câmara do Porto disse que não ia haver “jobs for the boys”.

O jornal “Expresso” avança ainda que Rui Moreira não vai convidar Manuel Pizarro para o executivo “enquanto socialista”.

De acordo com a SIC Notícias, Rui Moreira vai estar no “Jornal da Noite” da SIC esta sexta-feira à noite para justificar com maior pormenor a decisão tomada pelo movimento do candidato independente.

Artigo editado por Filipa Silva