O título nacional universitário de andebol masculino voltou para a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, quase 20 anos depois da última conquista. Corria a época de 1998/1999 e a então chamada Faculdade de Desporto e Ciências da Educação Física fazia o “bi” em casa, numas fases finais que decorreram na Invicta.

Seguiu-se um longo reinado da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), só a espaços interrompido por outras academias. Esta sexta-feira, no encontro de encerramento das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que arrancaram a 24 de abril em Coimbra, os atletas da FADEUP bateram os campeões em título, da Associação Académica da Universidade de Aveiro, por 28-22.

Esta sexta-feira, foram disputadas seis finais e a Universidade do Porto teve representantes em quatro, mas só no andebol masculino logrou o “ouro”.

No futsal feminino esteve perto, mas depois de terminar o tempo regulamentar e o prolongamento com o marcador a zeros, a equipa da AEFADEUP perdeu nos penáltis para as campeãs em título da AAUM. “Bronze” para a Associação de Estudantes do ISMAI que venceram a Académica de Évora por 5-1.

No voleibol feminino, a AAUM conquistou o tri-campeonato, de novo “à custa” de uma equipa da Invicta. A AEFADEUP venceu o primeiro e terceiro set, mas acabou derrotada por 3-2.

Na final do voleibol masculino, bateram-se a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o Politécnico do Porto. Os “engenheiros” foram mais felizes o ano passado em Lisboa do que este ano em Coimbra. Venceram os do Politécnico, uma das formações com mais títulos no histórico da modalidade, por 3-1, num jogo intenso.

“Foi uma grande entrega. Todos os atletas lutaram com tudo o que tinham. Dos dois lados, os atletas começaram a ter cãibras porque o jogo estava com uma intensidade elevada”, referiu o técnico Rui Pinto no final da vitória do Politécnico do Porto.

Ainda esta sexta-feira, foram encontrados os novos campeões nacionais de futebol de 11 e basquetebol feminino. Os atletas de Évora festejaram pela primeira vez um triunfo no futebol – venceram por 1-0 a Associação Académica de Coimbra na final. Já no basquetebol, não houve lugar a surpresas com as estudantes de Aveiro a somarem o terceiro campeonato consecutivo. Desta feita, o “carrasco” foi a Associação de Estudantes da FMH.

Coimbra acolheu as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários que decorreram de 24 de abril a 5 de maio. A emoção ao mais alto nível da maior festa de desporto universitário do país viu equipas a renovar o título e conheceu novos campeões.

No total, as equipas da cidade do Porto conquistaram três medalhas de ouro – AEFADEUP no andebol masculino, AEFEP no futsal masculino e Politécnico do Porto no voleibol masculino; oito de prata – U.Porto no andebol feminino, no hóquei em patins e no rugby feminino e masculino; AEFADEUP no basquetebol masculino, no futsal feminino e no voleibol feminino e AEFEUP no voleibol masculino; e três de bronze – pelo Politécnico do Porto no hóquei em patins e no voleibol feminino e pela AEISMAI no futsal feminino.