Manuel Pizarro, o mais recente candidato à Câmara Municipal do Porto (CMP) e também vereador da Habitação e Ação Social e Correia Fernandes, vereador do Urbanismo decidiram entregar os pelouros que lhes foram atribuídos. Rui Moreira, presidente da CMP, vai ficar com o primeiro pelouro, já Rui Loza com o segundo.

Foi em declarações à Agência Lusa, que o adjunto do presidente confirmou que o próprio Rui Moreira assumirá o pelouro da Habitação e Ação Social (que vai acumular com o pelouro da Cultura, de que já é responsável) e atribuirá o do Urbanismo a Rui Loza, vereador sem cargo atribuído.

A experiência de Rui Loza na área do urbanismo já é longa. O arquiteto já foi administrador da Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo, coordenou a candidatura do Centro Histórico do Porto à inclusão na Lista do Património Mundial da UNESCO e organizou a equipa que elaborou o Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto, Património Mundial.

A decisão de entrega dos pelouros foi tomada esta manhã numa reunião com Rui Moreira e divulgada em comunicado emitido pelo PS Porto. Surge em sequência da rejeição de apoio do PS por parte de Rui Moreira e posterior candidatura de Manuel Pizarro à CMP.

Em declarações ao JPN, o PS Porto assumiu que “na sequência dos últimos acontecimentos não há condições para manter os pelouros que Rui Moreira atribuiu”. Acrescentou que dado Rui Moreira ter “descartado” o apoio dos socialistas é impossível, “por imperativo ético” que o PS mantenha os pelouros.

Apesar da decisão de entregar os pelouros, o PS quer continuar a “honrar com ética o compromisso com o Porto”, como se pode ler no comunicado. Os vereadores vão continuar a fazer o seu trabalho como sempre fizeram até agora, mas sem pelouros atribuídos

Sobre a entrega dos pelouros, Correia Fernandes explica que “fica na mão do presidente da Câmara nomear os vereadores” que os hão-de substituir. Acrescenta ainda ao JPN que tanto ele, como Manuel Pizarro, vão cumprir o mandato até ao fim, embora sem pelouro.

Os pelouros da Habitação e Ação Social e do Urbanismo tinham sido atribuídos aos socialistas, Manuel Pizarro e Correia Fernandes, respetivamente em sequência do acordo de coligação que o movimento “Porto, O Nosso Partido” de Rui Moreira fez com o PS, depois das autárquicas de 2013. Neste momento, o PS mantém como vereadores da CMP Manuel Pizarro, Correia Fernandes e Carla Miranda.

Texto editado por Rita Neves Costa