A BlueClinical – empresa de medicina translacional dedicada ao desenvolvimento de medicamentos e dispositivos médicos – e a Santa Casa da Misericórdia do Porto assinaram esta segunda-feira um protocolo para as obras de ampliação da unidade de ensaios clínicos instalada desde 2013 no Hospital da Prelada.

António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, explicou na cerimónia a necessidade da expansão desta área: “Temos uma pequena ambição e esta ambição é criar aqui um pólo de qualidade e de oportunidade para a economia nacional, para a investigação científica e para tudo aquilo que se pode fazer na área da saúde na região norte”.

Estes ensaios representam uma etapa obrigatória no desenvolvimento de medicamentos inovadores e genéricos.  Os testes são feitos 1.400 vezes por ano ao nível europeu. No mesmo período, e com o aumento das instalações, vai ser possível realizar 100 testes clínicos em indivíduos saudáveis, o que coloca o Hospital da Prelada nos lugares cimeiros quanto a este tipo de investigação.

Em declarações ao JPN, Luís Almeida, da BlueClinical, diz que a nova unidade vai “especializar-se em estudos difíceis”, nomeadamente, “produtos que são de aplicação transdérmica, via inalatória”, entre outros. Sublinha ainda que o local terá “diferentes áreas clínicas, especializadas e apetrechadas em termos de equipamentos, num total de 122 camas”, ou seja, um aumento de 88 camas.

O espaço, que atualmente funciona na ala poente do piso 3 do hospital, vai ser alargado para uma área de 3.250 metros quadrados (pisos 7 e 8) no mesmo edifício. A previsão é que a nova unidade de ensaios clínicos do Hospital da Prelada arranque no início de 2018. O investimento ronda os dois milhões de euros.

Artigo editado por Filipa Silva