No primeiro trimestre de 2017, as rendas foram mais altas para os estudantes que procuraram alojamento em Lisboa ou no Porto, comparativamente com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados esta quinta-feira pela Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, no Relatório do Mercado de Arrendamento a Estudantes.

Segundo o relatório, a subida de preço deve-se a uma sobreposição da procura relativamente à oferta. Assim, com mais procura do que oferta, o valor médio de arrendamento por quarto (calculado com base num total de dez mil anúncios, sete mil de Lisboa e três mil do Porto) aumentou 10% em Lisboa e 3% no Porto. André Rodrigues Pereira, Country Manager da Uniplaces em Portugal, atribuiu o salto na procura à chegada de estudantes estrangeiros a Portugal.

“A sazonalidade é um fator determinante no mercado de arrendamento a estudantes, uma vez que este aumento nos valores de renda praticados no primeiro trimestre está em linha com a chegada de estudantes estrangeiros a Portugal, para o segundo semestre letivo. A tendência que observamos é a de um aumento de preços até março, seguido de queda e novo aumento a partir de julho”, explicou no relatório.

No topo da lista de locais da capital mais procurados pelos estudantes estão zonas correspondentes ao centro histórico e zonas próximas das principais universidades. Arroios, em Lisboa, ocupa o primeiro lugar com um preço médio por quarto de 329 euros, o que representa um aumento de 8,5% face ao primeiro semestre de 2016. Por sua vez, as zonas do Intendente, Alvalade e Marquês de Pombal apresentam as redes mais elevadas de Lisboa com 420, 434 e 414 euros, respetivamente.

No Porto, o valor médio de renda por quarto corresponde a 268 euros, o que significa uma diferença de 33% comparativamente aos preços lisboetas. Com uma procura total de 4,6%, Lordelo de Ouro é a zona portuense mais barata para se viver, com o preço médio por quarto de 230 euros, contrastando com a mais cara, Cedofeita, dona de um preço médio por quarto de 294 euros. Por fim, Paranhos fica com o título de mais popular entre os estudantes da Invicta, com uma procura total de 23% e um preço médio por quarto de 264 euros.

André Rodrigues Pereira afirma que a oferta de alojamento no Porto e em Lisboa está longe de ser suficiente para fazer face ao aumento de popularidade de ambas as cidades. “O aumento da popularidade das cidades de Lisboa e do Porto, entre outros fatores, têm sustentado a procura por alojamento num mercado onde a oferta continua a ser insuficiente”, disse.

“O aumento maior da procura face à oferta reflete-se nos preços praticados, com aumentos superiores a 30% ao ano, em alguns bairros da capital. Esta tendência não tem passado despercebida entre investidores e as residências de estudantes estão agora a emergir como classe de ativos de investimento com retornos atrativos”.

O relatório revelou ainda o perfil dos estudantes que procuraram casa em Lisboa e no Porto através da plataforma Uniplaces em janeiro, fevereiro e março deste ano. Os estudantes em busca de alojamento na capital apresentam um orçamento médio mensal mais alto em comparação com aqueles que tentam encontrar casa para viver no Porto, nomeadamente valores entre 250 e 400 euros contra 150 e 250 euros.

A duração média de estadia lisboeta também ultrapassa aquela de quem mora temporariamente no Porto – 141 contra 128 dias, com os estudantes de Lisboa a preferirem apartamentos com mais de quatro quartos e os do Porto a optarem por apartamentos de entre dois e quatro quartos.

Artigo editado por Rita Neves Costa