A Taça de Portugal de Futsal arrancou esta quinta-feira em Gondomar. A competição começa dois dias mais cedo para as equipas masculinas. A prova feminina joga-se no sábado e no domingo. Todos os jogos têm lugar no Pavilhão Multiusos de Gondomar e são de entrada gratuita.

A Taça de Portugal masculina realiza-se entre oito equipas. O primeiro jogo está marcado para esta quinta-feira às 11h00 e coloca frente a frente a AM Portela Zona Optica contra o Viseu 2001 ADSC. Pelas 14h00, será possível assistir ao jogo entre AD Modicus Sandim e CCRD Burinhosa. Às 17h30 o GD Estoril Praia vai enfrentar o Sporting CP – vencedor da prova na época passada – o acesso à meia-final. Finalmente, às 19h45, o SL Benfica entra em campo para defrontar o CS S João Urgicentro Sanfil.

André Teixeira, atual treinador da equipa feminina dos Restauradores Avintenses, fez, ao JPN, uma antevisão da competição. Para o técnico, o Sporting e o Benfica são as equipas “com melhores argumentos para vencer esta taça e logo de seguida, o Modicus”, equipa que o técnico já orientou no primeiro escalão masculino.

O Sporting CP foi o finalista vencido da UEFA Futsal Cup deste ano e por isso “vai apostar todas as baterias na Taça de Portugal e no campeonato porque são as únicas duas provas que podem vencer”, considerou ainda o técnico.

As meias-finais masculinas estão marcadas para sábado às 15h30 e às 18h00. Às 15h30 de domingo vai ser disputada a final. Esta é a 20ª edição da prova no masculino. As atenções estão viradas para o SL Benfica e para o Sporting CP que, nos últimos 14 anos, conquistaram o troféu por onze vezes.

Já no feminino, há apenas quatro equipas na corrida pela taça. A 4ª edição da prova arranca no sábado pelas 11h15 e coloca frente a frente o Lusitânia FC Lourosa e o Novasemente GD Cavalinho.

Mas é a segunda meia-final que ocupa o lugar de destaque. Às 13h00, o SL Benfica – vencedor de duas taças em 2014 e 2016 – joga contra o rival Sporting CP, num jogo que poderá ser considerado uma final antecipada. “Sendo o Sporting e o Benfica líderes do campeonato, são teoricamente as equipas mais fortes. Nessa perspetiva, poderemos dizer que será uma final antecipada, mas penso que o Novasemente também tem uma palavra a dizer porque tem um excelente plantel e também está a dois pontos do líder do campeonato. Está tudo em aberto”, referiu o treinador.

A final feminina está marcada para as 12h30 de domingo. A lotação do pavilhão é de 2.680 espectadores.

Artigo editado por Filipa Silva