O anterior vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Paulo Cunha e Silva, que morreu em Novembro de 2015, vai ser homenageado esta terça-feira, dia 16, em Serralves. A sessão de homenagem chama-se “Lembrar Paulo Cunha e Silva” e vai contar com a participação de oradores que recordarão várias épocas da vida de Paulo Cunha e Silva.

Cunha Silva foi professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e mais tarde, em 2013, no início do mandato de Rui Moreira, assumiu o pelouro da Cultura. Cunha. Foi também coordenador científico dos Estudos Contemporâneos da Fundação de Serralves, faceta que será realçada pelo Presidente do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves, Luís Braga da Cruz.

O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, vai falar do homenageado na altura que este foi vereador da Cultura. O embaixador Fernando d’Oliveira Neves vai lembrar o tempo em que Cunha e Silva foi conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Roma.

A ligação do vereador da Cultura à Universidade do Porto estará a cargo da professora universitária Teresa Oliveira Lacerda, que foi orientada no seu doutoramento por Paulo Cunha e Silva.

“Dinamizador da aproximação da ciência à arte”

“A sua ligação à docência na universidade foi sempre via FADEUP. Primeiro, lecionando uma cadeira de Anatomia, no curso de Ciências do Desporto e Educação Física. E depois, a partir dos anos 2000, numa cadeira chamada Introdução ao Pensamento Contemporâneo”, lembra a professora universitária ao JPN.

Cada vez que Paulo Cunha e Silva não estava presente para dar a aula de Introdução ao Pensamento Contemporâneo, era Teresa Oliveira Lacerda, que já colaborava com o professor, que o substituía. “Infelizmente agora herdei definitivamente”, lamenta.

Teresa Oliveira Lacerda considera que Cunha e Silva foi “um dinamizador da aproximação da ciência à arte”, área de que estava muito próximo, e até lembra um episódio que demonstra a sua ligação à Faculdade de Desporto: “Penso que foi na 2ª Mostra da Universidade do Porto. Foi pedido ao professor Cunha e Silva que ficasse responsável pelas atividades da nossa faculdade, no nosso stand. E na altura, o professor convidou o cineasta Edgar Pêra para fazer um pequeno documentário sobre a FADEUP, que ele próprio intitulou ‘Escola do Futuro’”.

Paulo Cunha e Silva, diz Teresa Oliveira Lacerda, era uma pessoa muito ligada à FADEUP. A professora universitária considera que o anterior vereador da Cultura, quando trabalhava com Rui Moreira, tinha como objetivo “projetar aquilo em que estava envolvido para o futuro, para o que ainda estava por fazer, e que ele já pensava”.

A sessão de homenagem, que começa às 21h30, vai ter lugar no Auditório de Serralves e tem entrada gratuita. A inscrição é obrigatória.

Artigo editado por Rita Neves Costa