Começamos no andebol feminino praticado no Maia Stars, mas rapidamente voltamos ao centro da cidade para celebrar a academia, ouvir as vozes dos estudantes e conhecer a história da presidente da FAP.

O “Fora de Jogo” volta a definir as linhas do campo, desta vez com ênfase no andebol feminino. O Maia Stars é um clube de desporto, cultura, ambiente e solidariedade social com 17 anos. O PortOuvido falou com José Carlos Ribas, treinador no Maia Stars, acerca da história do clube e da responsabilidade de orientar uma equipa. Ana Silva, capitã da equipa sénior, revela o seu percurso na modalidade e admite a dificuldade em equilibrar a vida desportiva com a vida académica e profissional.

Na semana em que a cidade se rende ao orgulho e festejos académicos, o Porto é sobretudo dos estudantes. Ana Luísa Pereira encabeça a rubrica “Porto Deles” desta semana. A presidente da Federação Académica do Porto desvenda um pouco do seu percurso e confessa o impacto que a cidade e a Academia tiveram na sua vida.

O PortOuvido foi “À Boleia” de todas as cores que compõem a Academia do Porto. O Cortejo é um dos momentos fundamentais da semana académica, no qual as ruas da cidade se pintam com as cores e vozes das diferentes instituições de ensino superior. “É o momento ideal para toda a Academia se reunir.” Por entre cânticos eufóricos, recolhemos os testemunhos de quem percorre as ruas do Porto com o orgulho a transbordar e as cordas vocais a rebentar.

O “Sai de Casa” promete encher a tua agenda de eventos culturais. “Da Escrita Criativa ao Livro de Artista” é um curso de formação contínua que vai decorrer na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. O Cine Teatro Eduardo Brazão pode ser uma boa opção para um serão cinematográfico dedicado à história de Jacqueline Kennedy. Se tens preferência por serões musicais, Matias Damásio vai apresentar o álbum “Por Amor” no Coliseu do Porto e a banda Sete Pedras na Mão vai atuar no Mary Spot Vintage Bar.

Este programa tem a parceria da Engenharia Rádio.