Trabalhadores do Comércio, Táxi, GNR e Marta Ren são alguns dos artistas que vão animar o mês de junho na Invicta. O São João está a porta e promete ser feito por e para todos os portuenses.

“Uma festa de Todos e para Todos” é o lema de mais uma celebração são joanina na cidade do Porto. Os festejos começam a 25 de maio com dois programas para a comunidade: a primeira oficina da Cascata Comunitária e a preparação para o lançamento de balões (a 21 de junho) vão marcar a entrada da “noite mais longa do ano”.

A festa, com duração de um mês, acaba a 25 de junho com as tradicionais rusgas que vão ter início na Praça da Batalha e terminam na Avenida dos Aliados. Estas são algumas das atividades importantes que Nuno Lemos, administrador executivo da Porto Lazer destaca, tendo a comunidade sempre em linha de conta.

A programação foi anunciada esta terça-feira no Miradouro da Sé e contou também com a presença de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e de alguns artistas que vão atuar nas noites de São João.

Nuno Lemos repetiu as palavras das outras edições — “este ano vamos ter o melhor São João de sempre” — e referiu ainda que “programar esta festa não é fácil”.

No calendário também se salienta a estreia do Porto Blues Fest a 26 e 27 de maio nos Jardins do Palácio de Cristal, com um concerto de homenagem a B. B. King, juntando a filha Shirley King e Rui Veloso no mesmo palco.

O mês de junho abre com a Festa da Criança, repleta de atividades e três concertos programados pelo NOS Primavera Sound para os mais pequenos. E como este é um mês de festa, Serralves não passa ao lado e vai acolher um dos maiores eventos de cultura contemporânea em Portugal, ao longo de 50 horas non stop: o habitual Serralves em Festa.

Entre os festejos, de 8 a 10 de junho o Parque da Cidade vai ser palco de mais um NOS Primavera Sound. Numa segunda edição, de 14 a 18 de junho, acontece também o Porto Beer Fest no Palácio de Cristal que vai juntar 30 cervejeiros nacionais e internacionais. A 18 de junho, há ainda a Corrida de São João, com partida e chegada no Largo do Calém.

O destaque da última semana de programação vai para os Concertos na Avenida com música “Made in Porto”, que nesta edição vai ter três noites consecutivas (22, 23 e 24 de junho). Na primeira noite, a Banda Sinfónica Portuguesa vai inaugurar o palco com um concerto popular de música portuguesa. Na noite de 23 para 24, os Trabalhadores do Comércio, Táxi e depois do fogo de artifício, GNR & Convidados vão entreter os portuenses. O feriado, dia 24 de junho, vai ter uma voz feminina com Marta Ren & The Groovelvets numa primeira parte e Clã para fechar.

“O São João é do Porto e é para o Porto”

Com um investimento de 25 mil euros, Rui Moreira diz que mal se acaba um São João, começa-se logo a pensar noutro. “Começamos a pensar o que é que vamos fazer e como é que vamos fazer. Agora já está tudo mais ou menos preparado, viemos aqui aquecer os motores. Só esperamos que as pessoas gostem, se divirtam e que corra tudo bem”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal do Porto manifestou ainda o orgulho que tem nesta festa portuense. “Fico muito satisfeito por fazermos esta apresentação aqui, foi aqui que a cidade nasceu. (…) O São João é do Porto, é para o Porto e tem que continuar a ser uma festa popular”.

Também os artistas se mostraram felizes por atuarem na cidade do coração, referindo-se ao Porto de forma carinhosa. “Estou muito orgulhosa e contente por passar o São João na minha cidade. Sou portuense e gosto de levantar a bandeira. (…) Chego a ficar emocionada por me terem escolhido, por  ser uma das mulheres do Porto”, disse Marta Ren.

Já Rui Reininho afirmou que “é um regresso ao coração da Invicta. É sempre uma exigência. É subir ao povo. (…) Nós não nos esquecemos da nobre e real Invicta. Ainda me lembro quando o São João era uma coisa um bocadinho confinada nas Fontainhas, quando se dava um pezinho de dança. Depois lembro-me de haver o São João da Boavista, depois até o da Foz (…) Uma cidade em festa é uma cidade ‘féliz'”.

Por fim os Táxi, que regressam aos palcos do Porto, confessaram que esta “é uma nova fase”. “Vamos começar com o pé direito. Tocar nos Aliados é absolutamente incrível. É uma noite incrível e memorável”.

Mas não foi só de programação que este final de tarde se preencheu. Bailarico com música, sardinhas, broa, bebida e boa disposição. Se isto faz lembrar o São João no Porto, pode-se dizer que o Miradouro da Sé representou, em ponto pequeno, esta festa tipicamente portuense.

A balança pesava cinco quilos de chouriço, 20 de bifanas e cinco de caldo verde. Na brasa assavam-se 1200 sardinhas, um número baixo para o que a União Desportiva da Sé está habituada a cozinhar na verdadeira noite de São João. A festa fez-se com os moradores e com alguns turistas que seguiram o cheiro das brasas e aproveitaram para dar um pezinho de dança neste “pré-S. João”.

Artigo editado por Rita Neves Costa