A terceira edição do maior evento cinematográfico ocorrido em Portugal, a Festa do Cinema, regressa nos dias 22, 23 e 24 de maio. Os bilhetes, a 2,50 euros, estão disponíveis para os espectadores assistirem a qualquer filme em cartaz em todas as salas de cinema. Apesar disso, neste valor não estão incluídas as taxas suplementares para lugares VIP, sessões de filmes em 3D, IMAX, 4DX e eventos especiais.

No que diz respeito às salas, adereriram o CineClube, Socorama-Castello Lopes, Grupo Orient Cinemas, Medeia Filmes, UCI- Cinema International Corporation, as Salas Independentes, o Auditório Municipal, o Cinemax, o NIC- Cinema City e a NOS Lusomundo Cinemas.

Durantes estes três dias, em mais de 500 salas, cerca de 94 mil lugares e mais de dez mil sessões, os filmes à escolha podem variar entre drama, ação, terror, thriller, animação e comédia. Do cartaz fazem parte filmes como “Fátima”, “Francisco – O Papa do Povo”, “Música a Música”, “Sieranevada”, “Guardians of the Galaxy vol.2”, “Colossal”, “O Jardim da Esperança”, “O Jovem Karl Marx”, “Bailarina”, “O Círculo”, “A Cidade Perdida de Z”, “A Escolha do Rei”, “A Louca História de Max&Leon”, “A Minha Vida de Courgette”, “Alien: Covenant”, “Amigos Amigos, Telemóveis à Parte”, “Foge”, “I Am Not Your Negro”, “Norman”, “Victoria”, “The Confirmation”, “Rei Arthur- A Lenda da Espada”, “Jouvenir”, “Amarelinho”, “Boss Baby”, “Velocidade Furiosa 8”, “Jacinta”, “Planetário”, “Heróis da Nação”, “Perdidos”, “Their Finest”, “Unlocked” e “Viral”.

No Grande Porto, as salas que abrem portas à Festa do Cinema na zona do Grande Porto são o CineClube de Vila do Conde, o Apolo Cine Soc. Unipessoal Lda, MarShopping, MaiaShopping, CineClube da Maia, NorteShopping, Grande Auditório da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Parque Nascente, Alameda Shop&Spot, Teatro Carlos Alberto, Teatro Municipal do Campo Alegre, ArrábidaShopping, APTUR (Vila Nova de Gaia), Acontecinemax UNP LTD, Auditório Municipal de Gaia e GaiaShopping.

No ano passado foram mais de 170 mil os que aderiram ao evento, atingindo cerca de 400 mil espectadores nas duas edições anteriores. O evento, promovido pela APEC- Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, conta com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da FEVIP – Associação de Defesa das Obras Audiovisuais e da GEDIPE – Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores.

Artigo editado por Filipa Silva