O Ministério da Cultura revelou esta quarta-feira a demissão da direção do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA). O Governo aceitou a decisão de Filomena Serras Pereira e Ana Costa Dias, presidente e vice-presidente, respetivamente, que vão manter as funções nos cargos até o final deste mês.

À Agência Lusa, o ministro da Cultura começou por dizer que “a demissão deveu-se ao facto de as pessoas entenderem que não havia condições para continuar a exercer o lugar”. Luís Filipe Mendes sublinhou a necessidade da constante atualização para o sucesso do ICA.

“Há necessidade de termos novos rostos e novas figuras para um momento em que o setor vive alguma controvérsia, e nós pensamos que vamos caminhar no sentido de superar essas controvérsias”, continuou o ministro.

“Prestamos homenagem à lealdade e ao esforço com que exerceram os seus mandatos e brevemente saberão a nova composição da direção do ICA”, disse Luís Filipe Mendes à Lusa.

A demissão aconteceu a pouco mais de uma semana da abertura dos concursos de apoio financeiro de 2017 e que estão a acontecer negociações nas alterações da regulamentação da lei do cinema e do audiovisual.

Filomena Serras Pereira e Ana Costa Dias exerciam funções na ICA desde 15 janeiro de 2014. A presidente está ligada ao Instituto do Cinema e Audiovisual desde 1999 e foi escolhida para o cargo por concurso público. Filomena Pereira é licenciada em Administração e Gestão de Empresas e ainda não anunciou as razões da sua demissão.

Artigo editado por Rita Neves Costa