Os jogos internacionais para Erasmus — International Erasmus Games (IEG) — vão reunir, entre 18 e 21 de maio, 200 estudantes no Porto que voam a partir de nove países europeus, mas são oriundos de todo o mundo.

Os estudantes de mobilidade vão pendurar a camisola dos seus países e vestir durante estes dias a camisola da Alemanha, Sérvia, Liechtenstein, França, Italia, Suíça, Republica Checa e Dinamarca, onde estão a fazer Erasmus.

Futebol, basquetebol e voleibol foram os desportos que a Erasmus Student Network (ESN) de Itália e da Polónia escolheram para darem o pontapé de partida à competição, em 2014, em Cracóvia, uma das principais cidades polacas. O projeto começou com o objetivo de envolver a comunidade internacional na promoção de um estilo de vida saudável e na velha máxima que dita “que o que importa é participar”.

Este ano, com o ténis a juntar-se às modalidades acima mencionadas, os jogos são organizados pela ESN Porto, uma das secções portuguesas da associação internacional composta por estudantes voluntários.

José Monteiro da Cruz, voluntário na ESN Porto e membro da organização do evento destaca o carácter “mix” dos jogos internacionais. “Primeiro, todas as equipas são representadas pelos seus Erasmus, que são de países diversos. Em segundo lugar, continua, ‘todos os desportos são gender-mixed’, ou seja, têm de ter obrigatoriamente elementos femininos e masculinos em campo”, explica ao JPN o organizador.

O estudante diz que os jogos entre alunos Erasmus representam um “passo de gigante” para a associação que tem como “missão a integração de estudantes em mobilidade”.

José Cruz acredita que o desporto, seja individual ou coletivo, “é por excelência uma ferramenta de ligação entre pessoas diferentes” e é por isso que, defende, os IEG podem ser uma forma de “criar laços de união, solidariedade e fraternidade entre pessoas que habitam o mesmo mundo, mas que nasceram em lugares diferentes”.

Apenas uma parte do tempo dos alunos Erasmus vai ser passada dentro do Estado Universitário do Porto, onde o torneio vai decorrer ao longo de quatro dias. Actividades sociais, visitas pela cidade e a museus, jantares com comida tipicamente portuguesa cozinhada pelos voluntários da ESN Porto, festas temáticas e uma viagem de barco pautam o resto do programa.

Em 2016, a equipa do Porto venceu a nível nacional e representou Portugal nos jogos que se realizaram em Milão e em que também participaram alunos do programa Erasmus na Eslováquia, República Checa, França, Letónia, Suécia, Roménia, Croácia, Alemanha, Servia, Lituânia, Dinamarca, Turquia, Espanha, Bósnia, Polónia, Liechtenstein, Itália, Bulgária, Estónia, Eslovénia e Hungria.

Desde 1989 que a Erasmus Student Network apoio o desenvolvimento de programas de intercâmbio e dá uma ajuda aos estudantes que estudam fora do seu pais. É constituída por mais de 15 mil voluntários espalhados por cerca de 500 secções em várias cidades de 40 países europeus que, sob o lema “Students Helping Students” — “Estudantes a ajudar Estudantes” –, presta apoio a mais de 200 mil estudantes internacionais.

Artigo editado por Rita Neves Costa